Notícias

2022-08-01

A farmácia alentejana que foi fundamental no combate à gripe espanhola

 
Vítor Lopes mostra a pequena parte da colecção que a Farmácia Monte preservou ao longo de um século. Da lactogenose, que reforçava o leite às jovens mães, ao lacre, passando pela tinta para canetas. E mais, muito mais
 


   Em cima do histórico balcão a registadora ilustra o exemplo da boa manutenção. Por ali andou até à década de 1980 quando a farmácia foi informatizada. 

   A abertura do novo museu aconteceu a 1 de Agosto, mas não foi obra do acaso. Fez precisamente 110 anos que o avô de Vítor Lopes abriu a farmácia no centro de Vila Viçosa, onde se exibe o laboratório onde se produziu medicação para o combate à pneumónica. Ou, se preferir, gripe espanhola. A tal pandemia que matou milhões no século passado. 


    A colecção visitável abriu portas ao público, graças à colaboração entre a autarquia, vários parceiros e os descendentes do fundador, António Victor do Monte. 
 
   A Câmara aposta na promoção turística daquela que é a mais antiga farmácia histórica do país, como sublinhou o presidente Inácio Esperança, puxando também pelo papel desta casa em tempos de pandemia, enquanto João Neto, do Museu da Farmácia elogiava a iniciativa calipolense e aconselhava mais municípios a seguir estes passos «em nome da ciência»

Artigos Relacionados

« Voltar