Notícias

2023-05-01

Acordam cedo, cantam na escola e chegaram ao palco da FIAPE. Senhoras e senhores: Os Boinas

O mais recente grupo de cantares alentejanos nasceu há dias. São alunos da Escola Secundária Rainha Santa Isabel. A actuação no Concurso de Leitura que teve lugar no Teatro Bernardim Ribeiro projectou estes jovens. Hoje alargaram o passo na ainda curta carreira, tendo subido ao palco da FIAPE. Os Boinas  tiveram aplausos e o orgulho emocionado do próprio director da escola.
 
TEXTO l Roberto Dores

 
   Curiosa a forma como este grupo se formou, juntando alunos de Veiros, Monforte, Santo Aleixo e Évora Monte entre outras localidades. «Nós levantamo-nos às 06.00 e o autocarro chega à escola às 07.30. Como só temos aulas às 08.30 temos que ocupar o tempo. Algumas vezes cantamos as modas alentejanas», explicou André Bernardo, o porta-voz dos Boinas 

   «A primeira actuação correu bem. Publicaram o vídeo no Facebook e teve muitas visualizações e partilhas . Pensámos  que talvez valesse a pena continuar», revelou, tendo contado com o incentivo da própria escola. «O director e uma professora desafiaram-nos a a manter o grupo e o presidente da Câmara convidou-nos há dias para virmos à FIAPE. Cá estamos e gostámos muito», comentava o mesmo representante no final da actuação que terminou com a «Rama», mas que também apresentou a «Moda do Chapéu» ou o «Limoeiro».


   Pressão? «Nem por isso. Se calhar alguma coisa. No Bernardim Ribeiro foi pior», referiu, dando voz aos projectos para o futuro. «Se nos fizerem mais convites lá estaremos para divertirmos as pessoas e também a nós», assumiu, sem perder de vista a ajuda que tem sido dada por um professor que tem garantido a coordenação dos Boinas.


   Na plateia estava o director da Escola. Luís Miguel Rato congratulava-se com a representação dos jovens. «É identitário e a tradição das aldeias deles, onde se juntam em cafés e cantam. Estão a dar continuidade a isso e nós só temos que apoiar. É um orgulho e até uma emoção», resumia.

   Para o presidente da Município, José Daniel Sádio, valeu a pena o convite feito quase à própria da hora. «Tinha ouvido estes jovens uma vez e achei muito interessante. No 25 de Abril estava em Veiros e pediram-me que os ajudasse. Convidei-os para virem à FIAPE e disseram logo que sim. Isto é a nossa essência, é um orgulho para a nossa terra», concluía o autarca.
 

Artigos Relacionados

« Voltar