Notícias

2022-11-16

Aí estão os novos Rouxinóis do Alentejo. O Cante tem futuro

 
Dia 26 de Novembro o Centro Unesco em Beja recebe o espectáculo de apresentação do novo Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo, inserido nas comemorações do 8º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade. O grupo é composto por crianças entre os 6 e os 12 anos, ensaiadas nesta nova fase por Paulo Ribeiro


 
   A Associação Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo foi constituída em 2018 mas o grupo existe desde o ano 2000 quando foi representar Portugal num festival juvenil de música na Hungria. 

   Então sob a direcção musical e artística de Joaquim Mariano, dezenas de crianças passaram pelo grupo, participaram em diversas actuações pelo país fora e foram gravados trabalhos em CD áudio e DVD, incluindo recriações etnográficas associadas aos valores patrimoniais locais, tais como as tarefas dos ciclos do Pão, do Vinho e do Azeite. 

   Os objectivos são proporcionar aos jovens uma aprendizagem efectiva do Cante, a par de uma consolidação e maior enraizamento ao património cultural e imaterial da nossa região, contribuindo para fortalecer o sentido identitário e de pertença à comunidade.

   Com o início da pandemia em 2020 a actividade ficou suspensa, as crianças cresceram e foi necessário reconstituir toda a estrutura do grupo, incluindo os seus corpos sociais.

   Desde Março deste ano a Associação tem vindo a focar os esforços na criação das condições para que o grupo coral e etnográfico se apresente publicamente a cantar o Cante tal como ele foi reconhecido como património da humanidade, a vozes sem recurso a instrumentos musicais.

Artigos Relacionados

« Voltar