Notícias

2023-03-28

Alandroal aderiu aos 17 Objectivos para um Mundo mais justo. Do que se trata?

 
Eis quatro exemplos dos 17 que compõem a lista das Nações Unidas: Erradicar a pobreza e a fome, garantindo saúde de qualidade e educação. «Queremos desenvolver uma cultura interna de alinhamento dos nossos projectos e iniciativas com estes objectivos», explica o presidente da autarquia, João Maria Grilo

 
   Declarações feitas pelo autarca depois do município do Alandroal ter assinado protocolos para orientar a sua estratégia de desenvolvimento local e a sua acção diária enquanto entidade contratante com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. Uma forma de assegurar que a humanidade encontra o equilíbrio entre o desenvolvimento e a sustentabilidade futura do planeta e para um mundo mais equilibrado e justo.

   João Maria Grilo destaca a importância de saber em cada momento quais os ODS em que o concelho já deu ou está a dar «passos significativos» e quais aqueles em que tem que «trabalhar mais e ainda comunicar de forma contínua com os munícipes, envolvendo-os no processo», afirma.

   O autarca acrescenta que alguns destes objectivos já têm «trabalho em curso significativo e reconhecido» no Alandroal, mas ambiciona «ir mais longe em todos eles».

   O município pretende implementar a Agenda 2030 das Nações Unidas por considerar que se trata de um factor de melhoria da qualidade de vida dos munícipes, de alinhamento com a Comunidade Internacional, com a União Europeia e o governo português, bem como de acréscimo da competitividade económica geral do concelho, a nível empresarial, turístico, de acessibilidades e de atracção de talentos.

   Os dezassete ODS das Nações Unidas são: 1. Erradicar a pobreza; 2. Erradicar a fome; 3. Saúde de qualidade; 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de género; 6. Água potável e saneamento; 7. Energias Renováveis e Acessíveis; 8. Trabalho digno e crescimento económico; 9. Industria, inovação e infra-estruturas; 10. Reduzir as desigualdades; 11. Cidades e Comunidades sustentáveis; 12. Produção e consumo sustentáveis; 13. Acção climática; 14. Proteger a vida marinha; 15. Proteger a vida terrestre; 16. Paz, justiça e instituições eficazes e 17. Parcerias para a implementação dos objectivos. 

   Os documentos firmados com a UNA Portugal, Associação das Nações Unidas em Portugal e com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) vão permitir o desenvolvimento de uma cultura interna virada para os ODS e para as compras sustentáveis através da formação de dirigentes, coordenadores e trabalhadores e acções de envolvimento das juntas de freguesia e dos munícipes.

Artigos Relacionados

« Voltar