Notícias

2022-03-18

ALANDROAL. Como a nova praia de Alqueva fez disparar venda de casas

Já lá vão os tempos em que não era difícil encontrar casa em Montes Juntos ou Ferreira de Capelins. Mas, quase num ápice, a disponibilidade imobiliária de ambas as localidades do concelho do Alandroal ficou reduzida a mínimos históricos. O impacto da construção da praia fluvial das Azenhas d´el Rei, que abre ao público esta época balnear, explica o fenómeno.
 
«Desde que iniciámos a obra da praia, a procura por casas em Monte Juntos e Ferreira de Capelins aumentou consideravelmente e hoje são muito poucas as que estão por vender e por recuperar», confirma o presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, para quem esta nova realidade traduz «um processo de dinamização económica» que até aqui não tinha sido aproveitado em torno do rio Guadiana.

Presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, na apresentação da estação náutica
 
 
«Além de dinamizarmos a restauração, de termos cá mais pessoas, de termos visitantes a praticarem desportos náuticos, temos esta possibilidade de fazer crescer a economia», sublinha o autarca, ambicionando estender estes desígnios a outros locais do concelho.
 
Foi, sobretudo, com esse objectivo no horizonte que João Maria Grilo apresentou a futura Estação Náutica do Alandroal na Bolsa de Turismo de Lisboa. A estação contempla três pólos, apontando à praia fluvial das Azenhas d´el Rei, em Montes Juntos, às águas frias do Rosário, onde também deverá avançar uma praia, além de Juromenha, para onde está projectado um centro náutico.

Alentejo reunido na BTL à espreita de novas oportunidades

 
A futura estação vai integrar uma rede nacional que junta praias costeiras e fluviais, reunindo autarquias a empresas de animação turística, de restauração e serviços. 

«Esta classificação permite-nos fazer parte de uma rede de estações náuticas de todo o país e dos programas de valorização e de promoção externa», assume o autarca, destacando que no caso do Alentejo o programa é liderado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), com missões no estrangeiro. Uma delas já passou pela Dinamarca e estará outra na próxima semana na Suécia, seguindo as promoções das estações por toda a Europa.

TEXTO Roberto Dores

Artigos Relacionados

« Voltar