Notícias

2024-08-07

Alandroal é uma porta aberta a nómadas digitais. Faz falta é boa rede

 
A procura pelo concelho do Alandroal tem aumentado nestes últimos tempos. A Câmara vem notando a evolução junto de quem já se instalou ou pretende instalar por aqui. Há pessoas com ascendência no concelho, há os casos de quem tem ali a primeira ou segunda habitação, mas também está a chegar gente sem qualquer ligação ao Alandroal, que admite ter encontrado o lugar ideal para se instalar e trabalhar como «nómada digital». Também por isso a autarquia reclama uma boa cobertura de internet em todo o território, admitindo que a chegada do 5G traduzirá uma boa notícia
 
TEXTO | Roberto Dores
 
 
   O presidente da Câmara, João Maria Grilo dá conta do recente fenómeno: «Notamos que  algumas pessoas com origem no concelho, ou cujos pais ou avós, são daqui têm interesse em vir conhecer e perceber se têm oportunidade de ficar cá a viver», revela, destacando que a tendência vai mais longe, perante a acentuada procura de pessoas sem anterior ligação ao Alandroal. «Por força da transformação da pandemia, perceberam  que conseguem viver e trabalhar melhor a partir do Interior», assinala o autarca, revelando ainda casos de pessoas com primeira ou segunda habitação no concelho e que passaram a trabalhar a partir do Alandroal. «Tanto portugueses como estrangeiros», enfatiza. 

   Admite tratar-se de pessoas que poderão ter o rótulo de «nómadas digitais, que conseguem trabalhar a partir de qualquer ponto  e optam por viver aqui, porque têm outo tipo de qualidade de vida e outro ambiente.» 


   
Uma evolução «muito importante», assinala João Maria Grilo, alertando para a prioridade que deve ser dada à «boa cobertura de rede» de internet em todo o concelho. 

   «É por isso que temos pressionado as operadoras, porque as boas coberturas de rede é que são as verdadeiras auto-estradas para fixar pessoas», refere o edil, acreditando que a conclusão do 5G (a quinta geração de internet móvel que trará uma rede com mais velocidade e capacidade) vai garantir a cobertura de praticamente todo o concelho. Alandroal faz ainda parte do programa Zonas Brancas, que contempla o acesso a fundos comunitários para garantir que ninguém fica excluído da cobertura de internet.

   Ainda assim, João Maria Grilo acrescenta que este interesse pelo concelho também advém da aposta que a autarquia tem vindo a fazer no turismo, na recuperação do património, na valorização das zonas junto às margens de Alqueva.

   «Esses investimentos públicos acabam por funcionar como âncoras para os investimentos privados, que percebem que as coisas vão acontecer e que os investimentos no concelho vão ter o retorno», assinala o autarca, apontando os exemplos da já célebre praia de Montejuntos, da obra que se aproxima do fim em Juromenha e a aposta no futuro centro náutico, além da recuperação da capela da Senhora Boa Nova.

   Isto numa altura em que o concelho regista um crescimento de quase 8%.  «Foi por isso que em vez de estarmos sempre a pagar a dívida e à espera que as coisas aconteçam, decidimos que tínhamos de pagar, mas tínhamos que investir nos projectos certos  para gerar esta dinâmica». resume. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar