2025-10-31
Alandroal esgota lotes de terreno para habitação e indústria. Município “corre” para criar mais
O concelho de Alandroal enfrenta um cenário de elevada procura que esgotou a disponibilidade de lotes para habitação e para a instalação de novas indústrias. A revelação foi feita pelo presidente da Câmara, João Maria Grilo, ao apresentar as prioridades da autarquia na área da habitação para o novo mandato.
O autarca revelou que, no último mês, as intenções de compra para lotes industriais e habitacionais praticamente esgotaram a capacidade de resposta existente, tendo colocado o foco no "Primeiro Direito" e na Reabilitação de casas no concelho.
No âmbito do Primeiro Direito o município avança com a concretização de projetos destinados a famílias em carência habitacional. A primeira intervenção a ser lançada prevê a criação de 14 novos fogos no local conhecido como "cochicho", enquanto na sede de concelho avança a reabilitação de edifícios municipais dispersos. João Maria Grilo aponta ainda à reconversão de um núcleo habitacional pré-fabricado existente em Terena.
Loteamentos de Iniciativa Municipal Urgentes
Apesar dos esforços na vertente social, a pressão da procura levou o município a dar prioridade a novas intervenções de loteamento. O autarca sublinhou a urgência em avançar com projetos de iniciativa municipal que permitam desenvolver as infraestruturas para que, posteriormente, os cidadãos e investidores possam adquirir mais lotes.
"Neste momento estamos praticamente a ficar sem lotes disponíveis, quer na zona industrial, quer para habitação," referiu. "Chegaram intenções para lotes industriais e para lotes habitacionais que praticamente esgotam a nossa capacidade de resposta. Temos que começar a disponibilizar mais."
A Câmara Municipal de Alandroal inicia agora os procedimentos para desenvolver as infraestruturas necessárias, procurando assim responder ao crescente interesse em fixar residência e investimento no concelho.