Notícias

2024-04-11

Alandroal integra «Vale de Hidrogénio». São 800 mil euros de investimento

A revelação é feita pelo próprio presidente da Câmara, João Maria Grilo: «É com grande orgulho que o Alandroal está no projecto de mais de 13,5 milhões de euros do primeiro Vale de Hidrogénio de Portugal, no Alentejo, financiado por fundos europeus»
 
   Este projecto reúne parceiros nacionais e regionais, assumindo João Maria Grilo que o Alandroal vai dar o seu contributo para «a investigação e aplicação em larga escala de hidrogénio verde, produzido a partir de fontes renováveis».
 
   O concelho contará  com a «instalação pioneira de uma estação de carregamento e a aquisição de um autocarro e um veículo de recolha de resíduo urbanos movidos a hidrogénio», avança ainda o presidente do Município, acrescentando que o valor de investimento que corresponde ao Alandroal ronda os 800 mil euros. «Estamos na frente», enfatiza, admitindo que o «envolvimento neste projecto resulta também do objectivo estratégico para o desenvolvimento do concelho associado à sua vocação para acolher investimentos neste sector.»

   O projecto é liderado pelo Campus Sul – Associação Interuniversitária de que fazem parte a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade do Algarve, em parceria com a GALP e o Laboratório Colaborativo HYLAB. A coordenação está a cargo da Universidade de Évora, avançando a academia alentejana que o H2tALENT visa criar um ecossistema de inovação centrado no hidrogénio «verde» e no Alentejo. 

   Trata-se do primeiro Vale de Hidrogénio Verde em Portugal com financiamento e reconhecimento da União Europeia e da Rede Global de Vales de Hidrogénio Verde.

   Avança ainda a Universidade de Évora que o H2tALENT é financiado pelo programa HORIZON da Comissão Europeia, sendo um dos quatro vales de Hidrogénio Verde aprovados pela Comissão Europeia em 2023. Conta com um orçamento global de 13,5 milhões de euros, dos quais 9 milhões são assegurados pela Comissão Europeia, para apoiar a implementação deste projecto pioneiro, que terá a duração de cinco anos.

   O H2tALENT mobilizou um consórcio composto por 28 parceiros, incluindo empresas, instituições de ensino superior, entidades de interface, autarquias e agências de desenvolvimento regional, de Portugal e outros cinco países. Este projecto visa criar, implementar e testar soluções sustentáveis e inovadoras para a produção e utilização de hidrogénio «verde» no Alentejo.

   O H2tALENT tem como missão criar conhecimento, alavancar a inovação e alcançar um impacto positivo centrado em hidrogénio «verde» no Alentejo, inserindo-se numa Agenda de Trabalho focada em Hidrogénio Verde assumida pelo Campus Sul.

   Entre as metas do projecto para os próximos cinco anos destacam-se as seguintes: instalação de 11 MW em electrolisadores, produção anual de mais de 500 toneladas de hidrogénio «verde», e redução das emissões de dióxido de carbono em cerca de 6.000 toneladas por ano. Além disso, o H2tALENT pretende reter e desenvolver talentos relacionados com o hidrogénio «verde» no Alentejo, impulsionando a economia da região e contribuindo para a transição energética nacional e europeia.

Artigos Relacionados

« Voltar