Notícias

2022-04-28

ALANDROAL. Nova praia de Alqueva garante Bandeira Azul antes de ser inaugurada

 
 
Já ouviu falar da nova praia das Azenhas d´el Rei, na localidade de Montejuntos, no concelho do Alandroal? Trata-se da futura praia de Alqueva, que abre a banhos este Verão, com garantia de qualidade reforçada pela conquista da Bandeira Azul.

TEXTO Roberto Dores
 
 
A notícia foi revelada pelo presidente da Associação Bandeira Azul, José Archer,  merecendo aplausos do presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, congratulando-se pela conquista do galardão ainda antes de a praia ser inaugurada. Regra geral, a Bandeira Azul é atribuída apenas no segundo ano de uso balnear.

«Tivemos a particularidade de ir desenvolvendo o projecto ao longo destes dois últimos anos e fomos também preparando este processo da candidatura à Bandeira Azul, que não é fácil. Aliás, é muito exigente", revelou o autarca, para quem a «azulinha» traduz «um excelente sinal de confiança para as pessoas sobre a qualidade daquilo que vão ter à sua disposição».

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente. 

Entre os vários requisitos que é preciso preencher para uma praia conquistar o galardão está a qualidade da água, os serviços prestados, a par dos  compromissos ambientais. «É um processo que exige, internamente, também adaptações», assume o autarca perante esta primeira candidatura, recordando que o município ambiciona criar uma nova praia nas margens de Alqueva - nas águas frias do Rosário - e um centro náutico em Juromenha.

 «É muito gratificante que, internamente, haja uma cultura de trabalho que nos dá confiança para os passos seguintes das próximas etapas», assume João Maria Grilo, sem perder de vista que içar a  Bandeira Azul nas Azenhas d´el Rei vai erguer a fasquia em termos turísticos. 

«Além de passarmos a integrar o mapa das praias de Alqueva, entramos  no mapa do turismo de qualidade de Interior que muitas pessoas procuram hoje em dia, já que os hábitos dos portugueses estão a mudar», acrescenta o edil, recordando como a nova tendência do turismo passa menos pela praia de mar, enquanto a praia de rio vai ganhando mais adeptos. «Isso significa mais visitantes e mais dinâmica para as zonas do Interior devido ao maior interesse pelo nosso território», nota o autarca.
 
Disparou a venda de casas
 
Como o Sul Ibérico já avançou, quase num ápice, a disponibilidade imobiliária de Montejuntos ou Ferreira de Capelins ficou reduzida a mínimos históricos, devido ao impacto da construção da praia fluvial das Azenhas d´el Rei.

Desde que a obra da praia foi iniciada, a procura de casas aumentou consideravelmente e hoje são muito poucas as que estão por vender e por recuperar. Um processo de dinamização económica que até aqui não tinha sido aproveitado em torno do rio Guadiana.
 

Artigos Relacionados

« Voltar