2023-02-05
Alandroal quer ter peixe do rio todo o ano nos restaurantes do concelho
Até agora a semana do peixe tinha a designação de «Mostra». Alandroal exibia a gastronomia e as tradições em torno do peixe do rio que se pesca ali ao lado, onde o rio Guadiana se faz Alqueva. Para este ano, o conceito alarga horizontes. A autarquia decidiu que o evento passa a ter a chancela de «Festival». Decorre de 3 a 12 de Março. O que muda e o que importa melhorar para fazer vingar a marca «Alandroal, capital das cozinhas do rio»?
TEXTO | Roberto Dores
O presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, desafia os restaurantes da terra - todos - a incluírem peixe do rio nas ementas durante os 365 dias do ano. «Março é o momento, por excelência, para promover o peixe do rio. Mas ele tem que estar presente durante todo o ano em tudo o que é oferta gastronómica do concelho», alerta o autarca.

Presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, volta a contar com a participação do ´chef´José Júlio Vintém na promoção do peixe do rio
Congratula-se por algumas casas já seguirem este desígnio, mas desafia toda a restauração do concelho a participar. «Temos que criar condições para que seja fácil alguém chegar e poder comer peixe do rio», enfatiza, admitindo mesmo que o assunto está entre as prioridades promocionais: «enquanto não tivermos peixe do rio ao longo do ano nas ementas de todos os nossos restaurantes, não teremos o nosso trabalho concluído.»
E o Festival que dentro de um mês vai exibir as várias iguarias pescadas em Alqueva ambiciona ajudar nesta tarefa. A nova designação de «Festival» pretende assumir que, depois da «Mostra» iniciada em 2010, chegou o momento de fazer da semana do peixe do rio «a festa do concelho e da gastronomia, da cultura e das dinâmicas económicas, envolvendo alojamentos e animação turística», explica João Maria Grilo, puxando pela «Capital das Cozinhas do Rio» como espaço privilegiado de «debate, reflexão e prova de tudo o que se faz à volta do peixe do rio».
A «festa» do peixe do rio está de regresso ao Alandroal. Das águas de Alqueva para a mesa, com todos os aromas da ruralidade
O autarca anuncia «novidades interessantes», revelando que além da habitual participação do ´chef´José Júlio Vintém, estão a ser desenvolvidas novas colaborações, numa altura em que o edil reconhece haver um longo caminho pela frente.
«Estamos a trabalhar para trazer para o Alandroal uma marca de produção de conserva de peixe do rio. Já existe, mas ainda não está sedeada cá. Temos também o objectivo de criar a Academia das Cozinhas do Rio, onde se pode, ao longo de todo o ano, contactar com esta gastronomia e tradições. É um processo que queremos ir aprofundando», resume.