Notícias

2023-05-22

Alandroal tem novo pavilhão até Dezembro. Desporto regressa à escola 12 anos depois

 Foi um processo complexo, mas é desta que a Escola Básica Diogo Lopes da Fonseca, no concelho do Alandroal, conclui as obras do pavilhão desportivo e do bloco pré-escolar, assim como todos os arranjos exteriores, à boleia de um investimento de 3 milhões de euros. Já lá vão 12 anos de espera pelo regresso do desporto de interiores

TEXTO l Roberto Dores


 
   Trata-se de uma obra que ficou por concluir em 2009, tendo esbarrado com problemas financeiros, levando a que o construtor abandonasse a empreitada. «Tentámos sempre enquadrá-la em sucessivos fundos comunitários, mas depois houve mudança política no concelho», relembra o presidente da Câmara, João Maria Grilo, acrescentando que quando regressou à presidência do Município -  quatro anos depois - a escola continuava sem solução.

   «Em pouquíssimo tempo construímos uma solução de financiamento, reformulámos os projectos e conseguimos, finalmente, adjudicá-la. E aí está ela em obra», sublinhou, revelando que espera ter os trabalhos concluídos até final do ano, colocando o pavilhão «ao serviço das crianças que há 12 anos não têm Educação Física».
 

   João Maria Grilo falava esta segunda-feira durante uma visita às obras da escola, onde acompanhou os deputados do PS eleitos pelo círculo de Évora, Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho, adjectivando o projecto de «estruturante para o concelho», tratando-se de um dos maiores investimentos em execução no concelho, apenas atrás da consolidação em torno da Fortaleza de Juromenha, que chega aos cinco milhões. 

   A estes oito milhões de euros que totalizam as duas obras, João Maria Grilo junta mais dois milhões em outras intervenções, contabilizando 10 milhões.

   Os investimentos em curso no concelho do Alandroal são um argumento utilizado pelo deputado Norberto Patinho para sustentar estar aqui uma prova de «o cenário  no Interior não é tão negativo como alguns querem fazer crer». 

   Admitiu o parlamentar que, de facto, «por vezes o Interior está esquecido, sobretudo, quando a direita está no Governo», ressalvou, mas as novas dinâmicas a que se assiste no Alandroal indicam que «um bom relacionamento entre um município e o poder central traz sempre vantagens para a população». 

   O deputado destacou «a capacidade do presidente da autarquia para fazer sentir ao Governo que era o momento de poder utilizar os fundos comunitários para fazer o que de outra forma não podia ser feito», resumiu Norberto Patinho.
 

Artigos Relacionados

« Voltar