2023-12-05

Alentejo está na lista para receber novo aeroporto

 
A Comissão Técnica Independente (CTI) admite a viabilidade de uma solução em Vendas Novas para instalação do novo aeroporto de Lisboa, apesar da localização de Alcochete ter sido a que obteve a classificação mais elevada, entre as oito opções em cima da mesa
 
   Na sessão de apresentação do relatório preliminar da CTI, na tarde desta terça-feira, a coordenadora Maria Rosário Partidário indicou que, independentemente da opção tomada, Portugal deve começar por apostar num modelo dual, ou seja, mantendo o aeroporto Humberto Delgado em funcionamento a par de qualquer que venha a ser a opção tomada.

   A solução pode depois passar a ser única - mantendo só o novo aeroporto em funcionamento -, mas para isso é preciso garantir um mínimo de duas pistas, seja no campo de tiro de Alcochete ou em Vendas Novas.

   Entre as duas opções, a primeira é a que traz mais vantagens a Portugal para construir um hub internacional, concluiu a CTI.
 
   O Governo tinha incumbido a CTI de analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa, mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções. Após uma primeira fase de recepção e análise de outras propostas, foram acrescentadas ao estudo quatro opções, acabando por ficar em cima da mesa um total de nove possibilidades.

[label_related]

« Back