Notícias

2023-03-07

Alentejo quer que idosos tratem telemóvel por «tu». Para lá do Facebook

 
A ideia passa por aproveitar a embalagem imposta pelos tempos de pandemia. Os mesmos em que o contacto com familiares e amigos se resumia ao telemóvel e redes sociais para os idosos que estavam confinados aos lares ou às paredes das próprias casas. A Agenda Digital do Alentejo - a primeira do país - quer agora ir mais longe e dotar a terceira idade de conhecimentos que permitam ter a utilização das novas tecnologias na ponta do dedo. As crianças também são contempladas no novo projecto

TEXTO l Roberto Dores 

 
   O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), João Maria Grilo, dá conta de «experiências muito interessantes» à boleia do uso da tecnologia durante a pandemia. «Teve muita coisa má, mas obrigou-nos a usar mais  os meios de comunicação digitais para estarmos mais próximos. Isso, no caso dos idosos, não foi excepção. Também encontraram formas de se manterem activos e ligados às famílias».

   João Maria Grilo, também presidente da Câmara do Alandroal, avança que o objectivo agora «é aumentar esta ligação» dos idosos às tecnologias, tirando partido das competências que eles próprios desenvolveram para se manterem em contacto com os familiares.


   Para além das redes sociais, como Facebook, Zoom ou WhatsApp, o novo projecto ambiciona capacitar os idosos para «acederem aos serviços públicos, para conseguirem falar com o centro de saúde e pedirem transporte. Para conseguirem estar mais perto e, no fundo, estarmos todos mais perto, aproveitando estas competências», sublinhou o presidente da ADRAL.

   É esta estrutura que vai liderar a Agenda Digital, para tentar encontrar financiamento, entre os fundos nacionais e europeus, para todos os projectos, que surjam nas instituições, empresas ou nos municípios ligados à digitalização do território. «Temos que acompanhar o programa 2030. Temos um período  relativamente curto  para auscultação», assumia o mesmo responsável.

Autarcas de Estremoz, José Daniel Sádio, e Portel, José Manuel Grilo, na apresentação da Agenda Digital 

   João Maria Grilo falava após a Agenda Digital do Alentejo ter sido apresentada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) como uma «ferramenta estratégica», segundo a vice-presidente Carmen Carvalheira, enfatizando a importância deste projecto reunir a digitalização de «tudo o que são entidades públicas», alertando que ninguém deve ficar para trás.
 
Projectos de capacitação tecnológica e digital para idosos e crianças

 
 
   Mas como é que a aprendizagem poderá chegar aos idosos? Carmen Carvalheira aponta o papel determinante das entidades parceiras para «mobilizar e cativar o interesse» das pessoas pela aprendizagem. Tanto entre os idosos, como nas crianças, estando em carteira dois projectos de capacitação para cada uma das faixas etárias.

   Para a terceira idade estão previstas, por exemplo, deslocações a lares como um ponto de partida para elaborar os projectos «mais eficazes». Destaca a dirigente que «os idosos têm diferentes características. Há os que estão institucionalizados e há outros mais habilitados. Mas a ideia é conseguirmos chegar a todos», refere a ´vice´ da CCDR, para quem a meta é conseguir que o telemóvel seja «uma ferramenta fácil de usar».

   Já para as crianças, Carmen Carvalheira anuncia um projecto dirigido ao ensino da programação, que ambiciona dotar os menores de «uma linguagem» digital à boleia da aprendizagem de programação.
 

Artigos Relacionados

« Voltar