Notícias

2022-07-21

ALERTA. Árvores estão a secar na Serra de São Mamede 

 
Dezenas de Carvalhos-negrais estão a surgir com folhas secas em vários concelhos do Parque Natural da Serra de São Mamede (Castelo de Vide, Marvão e Portalegre), lançando a preocupação junto da Quercus. A seca pode estar na origem do problema

 
   A situação agravou-se nos últimos tempos, acrescentando os dirigentes do núcleo de Portalegre, com base na distribuição desta espécie no Parque, «que possam estar afectadas milhares de árvores».

 
   Já no ano passado se verificou um fenómeno semelhante durante o mês de Agosto, tendo a associação ambiental alertado o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), questionando o que estaria a acontecer e o que poderia ser feito. «O assunto foi exposto pela Quercus em várias reuniões da Comissão de Co-gestão do Parque Natural da Serra de São Mamede, sem que se tivesse obtido qualquer resposta», sublinha.

   Neste momento verifica-se que as árvores com folhas secas aparecem em áreas maiores e em meados de Julho, admitindo ainda a Quercus que o fenómeno deste ano pode estar ligado à seca e ao calor intenso que se faz sentir, apelando a que se faça «uma investigação rigorosa do fenómeno», receando que o ecossistema da Serra de São Mamede possa estar em perigo.

   «O carvalho-negral encontra-se na parte norte da Serra de São Mamede, com influência atlântica, onde existe mais humidade. Esta serra constitui praticamente o limite Sul da distribuição desta espécie em Portugal, constituindo uma espécie de ilha ecológica, rodeada pela planície alentejana, de influência mediterrânica, mais seca», acrescenta a nota emitida pela Quercus.

   

   Os locais onde existem carvalhos-negrais são habitats para uma grande diversidade de seres vivos, desde aves, mamíferos, insectos, répteis e anfíbios, até uma grande variedade de cogumelos. A seca destas árvores pode levar à destruição destes ecossistemas. Nas zonas onde o carvalho-negral sofreu desflorestação verifica-se uma erosão dos solos irreversível, por isso tem que se destacar o importante papel das suas raízes, que fixam o solo solto e que bombeiam nutrientes do subsolo para a superfície.
 

Artigos Relacionados

« Voltar