Notícias

2022-03-29

Alqueva é «grande foco» de atracção de investimento. Autarca do Alandroal explica porquê

 
A barragem de Alqueva está a ajudar o Alentejo a mostrar ao país que «é capaz de gerir grandes investimentos de natureza estrutural» e colocá-los ao serviço do desenvolvimento global. A garantia foi dada por João Maria Grilo, presidente da Câmara do Alandroal e da Agência para o Desenvolvimento do Alentejo (ADRAL) em declarações à Ambiente Magazine.




Segundo o autarca, o maior lago artificial da Europa assume-se como um «grande foco» de atracção de investimento nacional e estrangeiro, justificando a afirmação com o facto da barragem ter sido «palco para implementação de novas tecnologias de gestão da água, de produção de energia e de sistemas de informação geográfica.»

João Maria Grilo acrescentou que a albufeira «tem ajudado a converter terrenos não produtivos e tem sido espaço para a implementação de novas culturas», sustentado que ainda «está longe» de atingir os limites das suas capacidades transformadoras, puxando pelo contributo da ADRAL na ajuda à EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva) ao nível da promoção externa sobre as potencialidades do grande lago. 

O autarca atestou ser notório o interesse que Alqueva continua a despertar em novos investidores e novos tipos de investimento.

Num olhar em torno do impacto da barragem na região, João Maria Grilo afirmou que esta reserva estratégica de água permite continuar a dar resposta no cenário limite de três anos sem chuva: “A água de Alqueva já chega ao litoral alentejano e aos limites do Baixo Alentejo. São mais de 20 concelhos dos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal. Abastece inúmeras populações e as cidades de Évora e Beja deixaram de ter problemas crónicos de abastecimento”, acrescentou, soando a tudo isto 120 mil hectares regados que dão um «impulso decisivo» à agricultura e à agroindústria.

O autarca alertou ainda que no cenário actual de seca severa, em que muitas das grandes barragens nacionais registam níveis historicamente baixos, Alqueva não baixou dos 80% de capacidade.
 

Artigos Relacionados

« Voltar