Notícias

2023-04-05

«Alqueva não conseguiu criar nem um parque de campismo. Alguma coisa se passa»

 
O candidato à Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, José Santos, alerta que têm surgido vários investidores «deslumbrados com Alqueva», ao longo do anos, mas as intenções de investimento foram esbarrando com as restrições impostas pelo plano de ordenamento na zona de influência de albufeira. Acrescenta que é chegada a hora da região debater o tema para aliviar as condicionantes ao investimento que perdura desde o fecho das comportas. Vai para 20 anos 

TEXTO l Roberto Dores

 
   «Se olharmos hoje para aquilo que é o tecido turístico, há muito pouca coisa em Alqueva, com excepção dos bons investimentos que as câmaras fizeram, nomeadamente nas praias fluviais», referiu José Santos, lamentando que ao fim de todos estes anos o maior lago artificial tenha «dado pouco em termos de competitividade turística ao território». 

   A abordagem foi feita esta terça-feira em Beja, onde José Santos apresentou a candidatura à ERT, bem como toda a equipa que o acompanha até às eleições agendadas para Junho. O candidato contou com casa cheia, perante uma sessão onde estiveram mais de 150 pessoas, entre autarcas e empresários.

   De regresso às restrições ao turismo de Alqueva. «Há algumas iniciativas na área do desporto, alguns campeonatos nacionais, mas não se conseguiu organizar uma dinâmica de eventos consistente regular. Não se conseguiu criar alojamento, nem um parque de campismo. Significa que alguma coisa se passa», insiste, enfatizando que interessados em investir não têm faltado, «mas não conseguiram».


   José Santos - caso seja o futuro presidente da ERT - ambiciona colocar na agenda o Plano de Ordenamento de Alqueva para que se perceba o que tem impedido a instalação na região de mais camas turísticas e mais animação. «O plano é muito restritivo. Vamos ver como pode abrir, salvaguardando a conservação das espécies e regularização da água. A percepção que temos é que pode haver alguma flexibilização», assegura.

Uma lista de norte a sul... do Alentejo

José Santos revelou publicamente os nomes que compõem a lista na corrida à ERT. O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, é o candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral, enquanto o director regional de Operações do Pestana Hotel Group, Nuno Pina, é o candidato ao Conselho de Marketing.
José Cunhal Sendim é o mandatário geral. António Cachola e Alexandrina Capão são os mandatários para o Alto Alentejo, enquanto Rita Bravo e João Cavaleiro Ferreira representam o Alentejo Central. António Silvestre Ferreira e Ana Paula Figueira assumem o Baixo Alentejo e Idália José e Carlos Silva o Alentejo Litoral. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar