Notícias

2024-01-30

Alunos proibidos de usar telemóveis nas escolas da Estremadura espanhola 

A decisão tomada pelo Conselho de Educação proíbe o uso dos telemóveis e de relógios tecnológicos desde as salas de aula até aos recreios, assim como nas actividades extracurriculares. Os alunos passam a estar, inclusivamente, impedidos de exibir os dispositivos nos estabelecimentos de ensino 

TEXTO | Roberto Dores

   De acordo com o Governo da Estremadura, esta nova medida surge após ser ouvida a comunidade educativa, prevendo-se que seja oficialmente anunciada esta quarta-feira durante a Conferência Sectorial de Educação que foi convocada pela ministra Pilar Alegría.

   «Trata-se de uma decisão consensual que vai ser regulada pela Junta, porque isso nos foi pedido de forma unânime», referiu a representante do sector da Educação, Mercedes Vaquera. «Vai ser proibido o uso do telemóvel em todos os níveis de ensino, no recreio e nas actividades extra-escolares», acrescentou.

   Ainda assim, haverá excepções, sempre que se justifique a utilização do telemóvel em casos pontuais, como é o exemplo de uma doença de um aluno ou quando um professor solicite o uso dos dispositivos para alguma actividade lectiva.

   O Conselho de Educação tomou esta decisão depois de reunir com professores, sindicatos de docentes, familiares e com os próprios alunos, revelando que, de uma forma geral, foi reclamada a «urgência de proibir e regular o uso do telemóvel, tanto nos colégios como nos institutos».

Artigos Relacionados

« Voltar