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2023-10-19

Alunos têm melhores notas a Português e Matemática desde a pandemia

 
O presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, admite que a aplicação do plano de recuperação das aprendizagens ajudou à melhoria de resultados

   A Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresentou os dados sobre a evolução dos resultados internos dos alunos, com Filinto Lima a equacionar três razões para estes resultados.
 
   Entre elas está o trabalho desenvolvido pelos professores nos últimos anos, tendo sido dado primazia ao «trabalho colaborativo entre os docentes na altura da pandemia». O dirigente admite que «isso beneficiou muito os alunos». 

   Em segundo recorda que 2022 foi o primeiro ano em que se aplicou o plano de recuperação das aprendizagens, permitindo «reforçar as aprendizagens», principalmente de Português e Matemática, onde as escolas incidiram mais na recuperação.

   Já o terceiro factor passa pelas «medidas excepcionais de avaliação a nível nacional e por escola na altura da pandemia». A percentagem de estudantes com uma classificação final negativa a Matemática, no 5.º ano de escolaridade, desceu, no período em análise, de 23% para 13% e a Português passou de 16% para 6%. No 7.º ano, desceu de 33% para 21% na disciplina de Matemática e de 22% para 10% na de Português.

   Esta tendência de descida também se verificou nos 6.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade. Destacam-se os resultados positivos crescentes entre o ano lectivo 2011/2012 e 2020/2021. Esta tendência acentuou-se a partir de 2020/2021.
 

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