Notícias

2024-02-18

Ambientalistas colocam aeroporto de Beja como solução ideal

Nove organizações ambientalistas garantem que Beja é a "solução ideal" para receber o novo aeroporto, alertando para a prioridade que deve ser dada ao investimento na ligação ferroviária entre a capital do Baixo Alentejo e Lisboa

   Assumem os ambientalistas que a infra-estrutura aeroportuária em Beja seria a melhor resposta como solução complementar para os próximos dez anos, indo ao encontro que defendeu há menos de um ano a «Plataforma Cidadã SIM! Ao aeroporto Internacional de Beja», depois da Comissão Técnica Independente ter anunciado que o Baixo Alentejo não constava entre as possíveis soluções para receber a futuro aeroporto de Lisboa.
 
   Alegava o movimento que o aeroporto do Baixo Alentejo "possui condições geográficas e capacidade para servir directamente uma ampla região do Alentejo e Espanha, como complementar aos aeroportos de Faro e Lisboa, face à sua iminente saturação".

   Destacava ainda «a evidência estratégica da localização geográfica do Aeroporto Internacional de Beja corresponder à solução procurada para salvaguarda duma infraestrutura aeroportuária nacional a completar o binómio Lisboa e Faro, no quadro do Sudoeste Ibérico.«

   Aliás, recorde-se, a coordenadora-geral da Comissão Técnica Independente admitiu que o aeroporto de Beja reúne, de facto, condições para ser o complementar ao Aeroporto de Faro e assumir ainda outras valências.  

   Já sobre a opção Montijo, o grupo de ambientalistas assegura mesmo tratar-se de uma solução “inviável”. Os ambientalistas que formam a coligação C9 consideram que esta hipótese (em articulação com a Portela/Aeroporto Humberto Delgado) nunca poderá estar em cima da mesa, tendo já contestado judicialmente a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) “favorável condicionada” emitida.

Artigos Relacionados

« Voltar