Notícias

2023-09-17

Aranhóis do Asfalto. A «equipa» que todas as terras gostavam de ter

A foto procurou enquadrar o grupo que esta manhã promoveu o Passeio de Motos Clássicas e Antigas, com passagem por diversas estradas do concelho do Alandroal. Mas não foi fácil. Tiveram que se apertar, o mais possível, perante a quantidade de voluntários que deram o seu contributo na organização do evento. Hoje foram mais de 50 pessoas a trabalhar para receberem 430 motociclistas na sua aldeia: Orvalhos. Que fenómeno de mobilização é este?

TEXTO l Roberto Dores
 
   O passeio já tinha conhecido os primeiros quilómetros e era hora da «bucha». O grupo partira dos Orvalhos - simultaneamente ponto de chegada - mas tinha à sua espera o «reforço matinal» num pavilhão nas imediações de Terena, tal como apontava o programa.
   Febras grelhadas em cima do pão, ao estilo self-service, regadas com bebidas para todos os gostos, mas sem lugar a exageros - ainda havia uns quilómetros para derrubar sobre as duas rodas até ao almoço - certificavam que a logística tinha correspondido ao desafio.

   Garantiam-nos que há na «equipa» gente com muita experiência em organizações do género, tal tem sido a assiduidade de participação em eventos por vários locais. Mas também não tem faltado o apoio da população, que responde sempre à chamada cada vez que se trata de «puxar» pelo nome da aldeia.

   João Piteira, presidente da Direcção dos Aranhóis do Asfalto, tem razões para sorrir quando aponta o apoio dos «seus». Nem foi preciso grande divulgação do passeio desta manhã de domingo para que as inscrições atingissem o limite com participantes do Alentejo, Algarve, zona de Lisboa. «Temos 330 motas inscritas e mais cem acompanhantes. Estamos a falar de 430 pessoas mais o nosso grupo. Somos mais uns 50». Contas redondas, cerca de 500 bocas para alimentar ao almoço.

   «Está tudo controlado. Lá estaremos todos para ajudar. As pessoas têm é que sair felizes da nossa terra para continuarem a vir», diz-nos um elemento feminino do grupo, que segunda-feira até tem que se levantar às 07.00 para entrar ao serviço, mas «logo se pensa nisso».

   O presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, aplaude o altruísmo que cruza o grupo. «É uma associação que envolve toda a aldeia, as famílias e amigos. Toda a gente trabalha e apoia. Isso faz a diferença, porque permite criar aqui uma logística extraordinária para este tipo de coisas», sublinha o autarca, destacando ainda a organização estratégica dos eventos que promovem ou nos quais participam.

   «A Direcção está de parabéns, porque faz um trabalho extraordinário», assinala o edil, destacando a importância das várias associações participarem nas iniciativas do concelho. «Dantes havia alguma divisão, mas temos conseguido fazer sentir que a sede de concelho precisa deles e que todos precisamos uns dos outros, para tirarmos o máximo partido de todas as pessoas que temos», resumiu.
 

Veja mais imagens do passeio



~


Artigos Relacionados

« Voltar