2024-08-01
Arronches recupera Porto Manes. Gradeamento passa a ser amovível
A Intervenção na Zona Ribeirinha de Arronches vai dotar as infra-estruturas com melhores condições, inclusive para dar resposta em caso de subida do caudal
A autarquia esclarece que algumas das pontes de acesso a Arronches foram construídas com o intuito de se tornarem galgáveis pela ribeira, como é o caso da ponte da Faia, ponte do Tinte e ponte do Porto Manes. Contudo, reconhece que nas últimas cheias a ponte de Porto Manes sofreu alguns danos com a força da água, pelo que o Município decidiu avançar para a sua reparação, alterando a forma de execução, para dar «melhor resposta» em caso da ocorrência de fenómenos climáticos.
Foi colocado um pavimento térreo com diferentes características, sendo que a diferença mais visível será no gradeamento desta infra-estrutura, que, após a reparação da fundação da guarda da ponte, passará a ser amovível. «De realçar que também a área envolvente se encontra a ser intervencionada», acrescenta a autarquia.
A obra foi adjudicada ao grupo ‘Crespo & Parreira – Construtores, Lda.’ pelo valor total de 25.674,42 euros, sendo os materiais adquiridos à empresa arronchense ‘OCP - Serralharia Civil e Máquinas Agrícolas, Lda.’ pelo montante de 23.370 euros.