2022-09-15

Árvores que devem ser plantadas no Outono? A cerejeira é uma delas

 
O Outono já bate à porta, trazendo associadas tarefas inerentes a esta estação. Uma delas aponta ao início da plantação de árvores de fruto. Aqui ficam cinco sugestões


   As macieiras são um dos principais exemplos. Podem ser plantadas no Outono, como revela a página ´acientistaagrícola.pt´, sugerindo que antes de se comprar estas árvores de fruto se escolham variedades de macieiras que se adaptem ao local que têm disponível. Se tiverem pouco espaço optem por uma variedade de macieiras anãs como a Maçã Sun Red.

   Normalmente, as macieiras começam a dar fruto ao fim de três a cinco anos e atingem a maior produtividade entre os 10 e os 20 anos podendo continuar a frutificar até aos 50 anos de idade.


   A plantação das pereiras também surge na lista. Normalmente, a propagação é realizada por enxertia em pé-franco ou em alternativa em marmeleiro. Actualmente a pêra-rocha é a variedade mais cultivada em Portugal, ocupando a esmagadora área de cultivo ocupada por esta árvore de fruto. Existem variedades estrangeiras como a Lawson ou a William’s que também são muito apreciadas.

   Este tipo de fruteiras gosta de terrenos leves com pH neutro e com teores de matéria orgânica consideráveis.


   Agora é a vez das cerejeiras, que pertencem ao género Prunus, tal como grande parte das árvores de fruto de caroço. Estas fruteiras apresentam uma floração precoce que ocorre especialmente nos finais do Inverno ou no início da Primavera.

   Não são muito exigentes. No entanto, é importante que se garanta alguma exposição solar, solo bem drenado e uma poda bem-feita.

   O momento ideal para plantar cerejeiras é no Outono evitando o frio característico da estação seguinte. As cerejeiras são sensíveis ao excesso de água pelo que se deve evitar regar em demasia. Deve-se regar é especialmente nos primeiros tempos de vida e em períodos de seca prolongados.


   Se preferir, tem ainda a alternativa do pessegueiro. Teve origem no continente asiático e é uma árvore de fruto de folha caduca que pode atingir até seis metros de altura, consoante a variedade. Entra em floração na altura da Primavera e as flores apresentam cores que oscilam entre o rosa e o roxo.
 
   A maioria das variedades destas árvores de fruto são auto-férteis ou seja não precisam de outras para se obter produção destes frutos. Normalmente a polinização é realizada por insectos como as abelhas ou através da acção do vento.

   Os pessegueiros adaptam-se bem ao clima mediterrânico e a solos bem drenados, leves, férteis e com um teor em matéria orgânica considerável. Gostam de locais com uma boa exposição solar.


   No rodapé das sugestões ficam os damasqueiros, que também são árvores de fruto de folha caduca que podem atingir uma altura até sete metros.  

   Relativamente à exposição solar, gostam de locais onde o pleno sol se faça sentir. A rega é especialmente importante nas fases iniciais de desenvolvimento da árvore e em períodos de seca.

   Os damasqueiros caracterizam-se por serem plantas rústicas que toleram bem as baixas temperaturas que se fazem sentir no Inverno. As variedades de damasqueiros mais cultivadas em Portugal são a Bulida, Beliana, Folha de Rosa e Royal.

[label_related]

« Back