Notícias

2022-09-27

«As crianças aqui crescem juntas e ainda brincam na rua»

 
SANTO AMARO (SOUSEL). A escola básica estava referenciada na lista do Ministério da Educação para encerrar portas, devido à alegada falta de alunos, mas uma decisão de última hora manteve o estabelecimento aberto perante o alívio dos pais. As 20 crianças que por lá vão continuar teriam que prosseguir os estudos em Sousel ou Estremoz

   Vânia Balejo, Anabela Silva, Isilda Bento e Luís Valadeiro têm em comum filhos a frequentarem o primeiro ciclo, para quem a manutenção da escola na freguesia traduziu uma «excelente notícia», como sublinha Anabela Silva, que trabalha em Estremoz, estando obrigada a pensar numa nova solução para a filha. 

   O pior é que entra às 05.00 horas e sai de casa às 04.30, tal como o marido. «Deixo a minha filha com a tia, que dá uma ajuda. Mas se fosse para fora não sei como ia fazer. Ainda bem que isto voltou tudo atrás», sublinha.

   Isilda Bento, que também trabalha por turnos em Estremoz, estaria mais confortável, porque tem os pais a ajudar. Porém, esta mãe aborda os perigos do «desenraizamento» para os menores que seriam obrigados a afastar-se da terra. «As crianças aqui crescem juntas e ainda brincam na rua. Os mais velhos e mais novos. Fechar a escola era uma mudança radical para os nossos meninos», assinala esta mãe.

Escola Básica de Santo Amaro continua aberta para 20 crianças e duas professoras

   O presidente da junta de freguesia, Nélio Painha, defende até ao limite a criação de condições habilitadas a manter os mais novos por aqui, insistindo que a escola é prioritária nesse desígnio, porque só assim é possível travar a fundo a tendência do despovoamento em que a região mergulhou.

   Também por isso, o autarca justifica a aposta que a escola básica tem feito ao nível da conservação das tradições locais, onde se inscreve um pedaço da cultura local. «Os meninos aprendem o que é a bênção do gado, que é única no país, ou o que são os compadres e comadres, que é feito no Entrudo», exemplifica, pedindo «discriminação positiva» por parte do Governo que permita relançar o futuro do interior.

Artigos Relacionados

« Voltar