Notícias

2023-10-17

Babet chegou hoje e quinta-feira chega a Aline. Proteja-se da chuva

 
A depressão Babet chegou esta terça-feira a Portugal, trazendo com ela ventos fortes e chuva intensa. O mau tempo veio para ficar

   Já a partir desta quarta-feira à noite, a situação meteorológica no país vai agravar-se, intensificando-se no dia seguinte, quinta-feira, devido à chegada de uma outra depressão: Aline. Prevê-se precipitação forte e persistente e vento com fortes rajadas.

   Esta tendência está em sintonia com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que já tinha avisado que iríamos assistir a um clima algo diferente do que é habitual para os próximos tempos. 

   Aquele organismo avançou com uma projecção que apontava para altas temperaturas - invulgares para a época do ano - entre os meses de Setembro, Outubro e Novembro, mas que serão acompanhadas por um índice de precipitação também superior ao que é normal.

   Ricardo Deus, chefe da divisão do clima e das alterações climáticas do IPMA, ressalva que estes dados estão sempre sujeitos a reavaliação, mas admite que as notícias em torno da chuva favorecem a agricultura alentejana, bem como os recursos hídricos.

   Isto depois do último boletim climatológico ter revelado que 97% do território nacional «estava em seca meteorológica, dos quais 46% nas classes de seca severa e extrema», segundo descreve o documento, vincando Ricardo Deus que a temperatura no final do Verão e início do Outono deverá ficar também «acima da média» para a época do ano.

   Recorde-se que Agosto foi mesmo considerado como o quinto mais quente desde 1931, sendo classificado como extremamente quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação, ficando apenas atrás do Agosto de (por esta ordem) 2003, 2018, 1949 e 2010.
 

Artigos Relacionados

« Voltar