Notícias

2022-01-14

BADAJOZ. Já conhece a nova Ponte 25 de Abril? (COM VÍDEO)

 
A quinta ponte sobre o rio Guadiana em Badajoz abriu hoje ao trânsito e manteve a homenagem a Portugal. Apesar da polémica dos últimos tempos, a ponte conservou o nome de  "25 de Abril". Apesar da distinção, a cerimónia não contou com nenhuma representação oficial portuguesa devido à época pré-eleitoral no nosso país.

Vale a pena recuperar as declarações de Francisco Rodríguez Jiménez, doutorado em História Contemporânea, que, quando foi revelado o nome da ponte, apontou elementos comuns que acompanharam a transição para a democracia em Portugal e, cerca de dois anos depois, em Espanha.

Considerou que esse dado, só por si, justifica o nome de 25 de Abril para a quinta ponte de Badajoz sobre o Guadiana.
O docente de História da Universidade da Extremadura recordou que o regime de Franco se "assustou" quando se produziu a "revolução dos cravos" em

Portugal. "Temia que o que se passou em Portugal pudesse acontecer em Espanha. Por isso, digo que - o 25 de Abril - serviu como elemento de inspiração. É verdade que os processos são diferentes, mas houve um elemento de imitação do povo português", sublinha.

O troço "Ronda Sul", como é chamado, ambiciona melhorar a mobilidade entre Badajoz, Olivença e Portugal, após um investimento de 30,7 milhões euros que incluíram a remodelação da avenida Rui Nabeiro. São 4,1 quilómetros que unem o Caia com a estrada de Olivença.

Ainda assim, o presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, sublinhou que é necessária uma sexta ponte sobre o grande rio do Sul para unir a zona da Granadilla à avenida de Elvas.

Artigos Relacionados

« Voltar