2022-02-21

BADAJOZ já reza nas igrejas para pedir o fim da seca

 
A Extremadura espanhola já começou a recorrer à fé para pedir chuva que minimize o impacto da seca na região. A Arquidiocese está mesmo a preparar um documento que vai ser remetido aos padres de Badajoz e Mérida pedindo-lhes que rezem durante as suas missas pelo fim da seca.

Segundo a notícia avançado pelo Hoy, será o próprio arcebispo, Celso Morga, que vai assinar o texto com as preces, num ofício litúrgico que todas as semanas pedirá chuva para a região fronteiriça, à semelhança de outras questões como o fim dos conflitos bélicos ou o bem-estar das famílias. 

«Sempre se pediu pelo fim da seca, é algo que nos afecta a todos», afirmou o arcebispo citado pelo Hoy, depois deste domingo já se ter rezado a pedir chuva  na missa ao ar livre que teve lugar na Ermida de Bótoa de Badajoz. A última vez que se trasladou a Padroeira da cidade foi em 2001, quando também houve seca e a quem foi pedido que chovesse.

Este ano já houve orações a pedir água em algumas missas, mas agora a igreja convida toda a comunidade de Badajoz a juntar-se às preces. Os arquivos históricos dão conta das frequentes deslocações da Virgem à cidade, quase sempre por causa de falta de chuva.

Gonzalo Robles, irmão da Ermida de Bótoa, alerta que nem sempre é concedido o pedido, mas defende que enquanto a chuva não cair na região é preciso «continuar a insistir. Não nos vamos cansar».

[label_related]

« Back