Notícias

2023-01-05

Beringel faz luto por Linda de Suza. A alentejana da Mala de Cartão

Teolinda Joaquina de Sousa Lança, conhecida internacionalmente por Linda de Suza, nasceu em Beringel (concelho de Beja), a 22 de Fevereiro de 1948 e emigrou para França em 1970. Atravessou a fronteira «a salto», para fugir das enormes dificuldades económicas vividas em Portugal. Fez o mesmo que outros  conterrâneos

 
   A Junta de Freguesia deliberou prestar uma homenagem a esta célebre «filha da terra» tendo decretado esta sexta-feira (6 de Janeiro) - em sintonia com a data do seu funeral no  Grand Cimetière de Gisors, em França - dia de luto em Beringel, com a bandeira da freguesia a ser colocada a meia-haste. A executivo aprovou ainda um voto de pesar pelo falecimento da cantora.
   
   A Junta recorda que Linda de Suza era uma voz incontornável da cultura lusófona e da comunidade portuguesa, esgotando sucessivas vezes o Olympia de Paris. «A cantora beringelense entre finais da década de 70 e durante a de 80, era uma referência de popularidade em Portugal e França, sendo uma presença muito assídua nas estações de televisão portuguesas e gaulesas», refere o executivo.

   Linda de Suza gravou cerca de 33 singles e de 17 LP’s, esmagadoramente edições francesas, mas ficará para sempre associada à «Mala de Cartão».

  Fabien Lecoeuvre, o agente e tutor de Linda de Suza revelou que a cantora portuguesa faleceu a 28 de Dezembro, no hospital de Gisors, na Normandia (França), onde tinha sido hospitalizada devido a insuficiência respiratória, por estar infectada com Covid-19.
 

Artigos Relacionados

« Voltar