Notícias

2023-06-30

Beringel imortaliza a alentejana que foi dona da «Mala de Cartão» 

O nome da cantora Linda de Suza vai ser atribuído ao Centro Cultural de Beringel, segundo revelou a Junta de Freguesia.  A estrela alentejana faleceu a 28 de Dezembro de 2022, no hospital de Gisors, na Normandia (França), onde tinha sido hospitalizada devido a insuficiência respiratória
 
   Teolinda Joaquina de Sousa Lança, conhecida internacionalmente por Linda de Suza, nasceu em Beringel, a 22 de Fevereiro de 1948 e emigrou para França em 1970, atravessando a fronteira 'a salto', para fugir das enormes dificuldades económicas vividas em Portugal. 

   Linda de Suza era uma voz incontornável da cultura lusófona e da comunidade portuguesa, esgotando sucessivas vezes o Olympia de Paris. Entre finais da década de 70 e durante a de 80, a cantora era uma referência de popularidade em Portugal e França, sendo uma presença muito assídua nas estações de televisão portuguesas e gaulesas.

   Gravou cerca de 33 singles e de 17 LP’s, esmagadoramente edições francesas. Foram vendidos mais de 40 milhões de discos em todo o Mundo.
Canções como 'La Symphonie du Portugal' ou ainda 'L'étrangère', entre tantas outras da sua vasta discografia, são canções emblemáticas em que facilmente os portugueses em França se reviam pela forma aberta e sem complexos como afirmava a sua condição de emigrante, a sua luta, os seus sonhos e, sempre, a sua ligação ao país, com saudade. O facto de cantar em francês foi uma forma de afirmação perante o país de acolhimento muito importante e a voz pública de todos os portugueses.
 
   Ficará para sempre associada a «Mala de Cartão» e à de vila de Beringel. A sua história foi adaptada à televisão em 1988 numa minissérie.

   «Linda de Suza fica na nossa memória como exemplo de determinação e conquista. Foi um ícone francês da imigração portuguesa e, portanto, um ícone de Portugal», segundo o presidente da Junta de Freguesia de Beringel, Vítor Besugo.

   «De forma a homenagear e imortalizar Linda de Suza, por tudo o que ele simbolizou para a comunidade emigrante, por dar a conhecer o nome de Beringel ao mundo, o executivo da Junta de Freguesia de Beringel, propôs a atribuição do nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel, e que foi aprovada por unanimidade», revelou

   Para além de atribuir o nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel, o executivo da Junta de freguesia pretende criar nesse espaço uma exposição permanente sobre a cantora nascida em Beringel, para que todos os que visitem a freguesia possam conhecer a sua história.

   O autarca acrescenta que a cerimónia de atribuição do nome ao Centro Cultural e a respectiva homenagem a Linda de Suza será anunciado em breve.
 

Artigos Relacionados

« Voltar