Notícias

2023-05-11

«Campo Maior é uma ilha no Alentejo. Temos trabalho garantido e a família por perto»

 
Sara Rodrigues nem hesitou um segundo à hora de escolher a terra natal para iniciar a vida profissional, assim que terminou o curso de Jornalismo e Comunicação. Campo Maior foi o destino natural. Às ofertas de emprego juntava-se o privilégio de ter a família ali à mão. «Sou tão feliz com o que faço», confessou ao Sul Ibérico
 
TEXTO l Maria Beatriz Dores
 
   Sara Rodrigues foi uma das oradoras que partilhou a sua experiência académica e profissional no Dia Aberto das Relações Públicas na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre. Assumiu que «Campo Maior é uma ilha no Alentejo», aludindo às ofertas de emprego dirigidas aos jovens, que motivam o regresso às origens. 

   Um cenário que contraria a tendência de despovoamento em que a região tem mergulhado nas últimas décadas, perdendo uma média de 11 pessoas por dia, se contabilizarmos a soma dos distritos de Portalegre, Évora e Beja.


   «Em Campo Maior todos temos trabalho garantido», assegurou Sara Rodrigues, mesmo que não seja na área da licenciatura. Aos dias de hoje trabalha como assistente técnica na Câmara, desempenhando funções entre promoção e acção turística e apresentação de eventos culturais.

   «Acabei a licenciatura em 2021. Sou muito da família e ficar em Campo Maior permitia ter a família por perto. No mesmo ano tinha duas propostas em cima da mesa», revelou, tendo optado por trabalhar no Município pela possibilidade do contacto com o público. 

   Sobre o papel da comunicação, a oradora abordou a importância conferida pelos grandes eventos como fonte de retorno económico para as localidades, «puxando» pelo exemplo do festival de música «Raya» - um dos melhores do Alto Alentejo. 

   «Além da cultura, também temos a parte turística, que, hoje em dia, está a ser cada vez maior», sublinhou, destacando que «mesmo que os eventos não sejam pagos no momento da compra», acabam por assegurar «vários benefícios à restauração e alojamentos» perante a quantidade de visitantes que atraem. 

Artigos Relacionados

« Voltar