2024-08-23
Cão guardava esta cultura intensiva de canábis
As autoridades desmantelaram uma plantação de canábis em Cáceres, na Estremadura espanhola, composta por 1 510 plantas. A operação teve lugar na localidade de Losar de la Vera
Os agentes da Guarda Civil localizaram a propriedade dentro de um terreno municipal que albergava a cultura das plantas de canábis, depois de analisarem uma informação que dava conta da possível existência de plantações na região.
Foi desde o exterior da propriedade que as autoridades comprovaram a existência da plantação de canábis, que era guardada por um cão. Segundo a polícia, o animal mostrou-se agressivo perante a presença dos agentes, que viriam ainda a dar pela presença de um homem que tentou fugir quando se apercebeu da presença da guarda. Apesar de ter saltado várias vedações por campos das redondezas o suspeito de 29 anos acabaria detido.
Está acusado de um crime contra a saúde pública, pela cultura de canábis para produção de droga, já que no interior da plantação os agentes apuraram tratar-se de uma cultura intensiva de um elevado número de plantas de canábis, que já se encontravam em fase avançada de crescimento.

A plantação estava estruturada por fileiras e contava com equipamentos habilitados para a secagem das plantas. O terreno dispunha ainda de um poço e de um sistema de rega para as plantas. Os agentes contabilizaram um total de 1 510 plantas, com um peso bruto de 3 mil quilos.