Notícias

2023-12-14

Casa para todos no Alandroal. Concelho pode chegar até 90 lotes em 2024

A estratégia da Câmara consta das Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal para 2024 e prevê um investimento de 3 milhões de euros no prazo de dois anos para disponibilizar entre 70 a 90 lotes para construção de casas. Mas há uma Estratégia Local de Habitação que ambiciona ir mais longe
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   O presidente da autarquia, João Maria Grilo, revela que o Município está a rever normas dos loteamentos municipais existentes e a projectar novos loteamentos para vários pontos do concelho, como são os casos da Aldeia da Venda, Casas Novas de Mares, Pias e Juromenha.

   A estratégia aponta ainda à reabilitação de casas no centro histórico e desenvolvimento de determinados projectos para «1º Direito», tirando partido dos loteamentos que já existem. «1º Direito» é o Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. 

   «Isso significa que a Câmara tem a estratégia aprovada e que agora pode desenvolver os projectos técnicos, candidatando ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) o valor do investimento nesta reabilitação e construção», esclarece o autarca. 

   No fundo, a Câmara fica habilitada a ir buscar financiamento para reabilitar casas que são propriedade do Município dentro do centro histórico, podendo atribuir-lhe uma função social, vindo a acolher, por exemplo, vítimas de violência doméstica. «Depois podemos fazer a reabilitação de casas para atribuir ao 1º Direito, onde estão aquelas pessoas que não têm habitação», acrescenta o edil, sublinhando que este plano se estende às freguesias. 

   Esclarece ainda João Maria Grilo que a Estratégia Local de Habitação decorre do plano que foi definido para tentar dar o valor a imóveis do Município degradados ou que estão por utilizar.

Artigos Relacionados

« Voltar