Notícias

2022-01-15

Casas para 150 famílias no centro histórico de Elvas

A Câmara de Elvas começou a comprar habitações degradadas e devolutas no centro histórico da cidade com o objectivo de garantir habitação a cerca de 150 famílias. A estratégia contempla também as freguesias do concelho.

A revelação foi feita pelo próprio presidente da autarquia, José Rondão de Almeida, admitindo que o objectivo do município passa por "combater" a falta de habitação que caracteriza Elvas. "Queremos realojar pessoas e trazer mais 150 famílias a viverem para o centro histórico", sublinhou o edil, para quem "os passos estão a começar a ser dados", ao abrigo do protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Rondão de Almeida adiantou que, neste momento, a Câmara "está a comprar tudo o que são edifícios degradados dentro do centro histórico e nos centros das aldeias. Já temos alguns comprados", acrescentou, revelando que em breve tenciona apresentar a estratégia do município juntos dos prédios já adquiridos.

"Depois de comprarmos as casas, lançamos os concursos para os projectistas fazerem os projectos para a sua recuperação e reutilização. A seguir avançamos com as nossas candidaturas ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para podermos ter os fundos necessários", resumiu Rondão de Almeida.
Já este fim-de-semana a autarquia reuniu com proprietários de imóveis nas freguesias rurais (como documenta a foto), a quem deu a conhecer o projecto autárquico a representantes de Santa Eulália, Terrugem e Barbacena.

Artigos Relacionados

« Voltar