Notícias

2022-12-29

Castelo de Veiros tem mais zonas em risco de queda

 
Duas semanas após o desmoronamento de um troço, com cerca de cinco metros, da muralha do castelo de Veiros, o presidente da Câmara de Estremoz revelou que há outras zonas da fortaleza que precisam de ser consolidadas, porque também já estão em perigo de derrocada
 
   José Daniel Sádio avançou com esta informação em reunião de Câmara, quando fazia o ponto de situação em torno do plano para a recuperação da fortaleza, que não resistiu ao mau tempo que fustigou a região dia 14 de Dezembro. 

   O autarca revelou a necessidade de se avançar com mais intervenções em outras alas do castelo, numa altura em que os técnicos que têm estado no terreno «já alertaram que, além da zona em que houve o desmoronamento, há outras que têm também riscos similares», adiantou o presidente do Município.

   Depois da vistoria realizada por engenheiros, arquitectos e conservadores restauradores, está, neste momento, a ser feito um relatório prévio do estado do imóvel. Quando esse processo estiver concluído e entregue à autarquia, terá lugar uma reunião com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e com a Fundação do Asilo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Veiros - proprietária do castelo - para tentar encontrar soluções de recuperação da fortaleza.

   José Daniel Sádio assume que o investimento «se antevê algo de monta», pelo que deverá ser encontrada uma solução que reabilite o monumento evitando o seu desmoronamento total.

   Neste momento, o espaço junto à zona afectada continua cortado ao trânsito e a peões para garantir a segurança.

   O castelo, cuja construção remonta ao século XIV, está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Artigos Relacionados

« Voltar