2024-08-08
Cofre roubado em Marvão apareceu no Guadiana em Badajoz
Parece um roubo de filme, mas aconteceu mesmo. A caixa forte que domingo foi encontrada no rio Guadiana, em Badajoz é a mesma que tinha sido roubada na casa de um empresário de Alvarrões,vpequena localidade (na foto de capa) no concelho de Marvão. O cofre, onde os proprietários guardavam ouro, moedas valiosas e uma colecção de relógios, estava arrombado. Nenhum dos artigos foi recuperado
TEXTO | Roberto Dores
FOTO | JFA
Foi um agente policial fora de serviço que encontrou a caixa forte num açude do Guadiana, percebendo que tinha sido forçada. Os bombeiros de Badajoz resgataram o cofre, entregando-o à Polícia, que avançou para a investigação.
Pela região espanhola não havia qualquer registo de roubo relacionado com uma caixa forte, mas esta terça-feira as autoridades encontraram o fio à meada, quando tiveram a informação do roubo em Alvarrões, que encaixava com a deslocação do cofre até Badajoz, a uma distância de cerca de 70 quilómetros.
Segundo fontes policiais, o assalto teve lugar na noite de sábado para domingo na pequena localidade do concelho de Marvão. Os assaltantes entraram na casa do empresário alentejano, alegadamente, com a chave do proprietário, que teria ido às festas de Alvarrões com a família, segundo contou o jornal Alto Alentejo. Terá sido aí que procederam ao roubo da chave que estava no carro da vítima.
Sabendo que a casa estava vazia avançaram para o assalto. Além da caixa forte, os indivíduos levaram também uma carrinha, fugindo a direcção a Espanha. Porém, foi na estrada entre Elvas e Campo Maior (EN 379) que abandonaram o veículo, puxando-lhe fogo. As autoridades já encontraram a Volkswagen Caddy calcinada pelo fogo, admitindo ter sido este o método dos suspeitos para apagarem o seu rasto. A chave da carrinha foi encontrada dentro do próprio cofre.
Ainda se desconhece o valor do roubo, que aguarda pelos cálculos da seguradoras, tendo já a vítima, de 65 anos, dirigindo-se a Badajoz para reaver a caixa forte, estando nesta altura as autoridades portuguesas e espanholas a investigar este caso para tentar chegar aos suspeitos.