Notícias

2022-03-21

«Com o turismo não se brinca». Estremoz investe 1 milhão para valorizar Rossio

 
José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, puxa pelos argumentos da cidade para deitar mãos à obra rumo à qualificação do Rossio Marquês do Pombal, num investimento de 1,1 milhões de euros. Mesmo pesando o transtorno que a empreitada irá causar entre o trânsito ou o funcionamento no tradicional Mercado de sábado durante os cinco meses da intervenção.  

«Temos noção da apetência natural que Estremoz tem. Está na moda. Mas não podemos dormir à sombra  da bananeira. Com o turismo não se brinca», diz o autarca, assumindo que o concelho "tem que trabalhar para, cada vez mais, potenciar  a excelência do que temos».

José Sádio sublinha que a Intervenção, prevista para arrancar em breve, ambiciona requalificar a zona do Rossio onde se situa o mercado. "Vai melhorar as condições de usufruto deste espaço, com melhoramento no terreno, nas calçadas, nas condições do trânsito, instalação de novo mobiliário urbano", revela o autarca, assumindo que a requalificação que será disponibilizada após os transtornos causados durante o tempo de obra - cerca de cinco meses - "será motivo de orgulho para todos os estremocenses".

A requalificação desta área do Rossio Marquês de Pombal, que já foi explicada ao detalhe aos comerciantes locais, engloba a zona do mercado de velharias e do mercado tradicional, em frente ao edifício da Câmara e à Igreja dos Congregados, estando prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Estremoz.
 



Objectivos da intervenção


»Reabilitação dos vários espaços públicos, incentivando a mobilidade universal e acessibilidade plena, favorecendo o peão e diminuindo a carga automóvel.
» Criação de condições de promoção dos valores endógenos da região, com a criação de novos espaços e melhoramento das infra-estruturas.
» Implementação de equipamentos de apoio às feiras diárias e de artesanato, com módulos pré-fabricados e quiosques, com uma imagem gráfica própria, permitindo assim uma interacção com a população, favorecendo as vertentes culturais e históricas.
 


Rossio carregado de história(s)
 
Estremoz teve um papel essencial enquanto cidade fortificada de defesa fronteiriça portuguesa, a partir da Restauração da Independência, em 1640, tendo sido quartel-general do Alentejo até 1869. O Rossio Marquês de Pombal constitui a grande praça de Estremoz e a maior praça portuguesa. Desde o século XVII apresenta um papel importante na cidade e região, inicialmente como praça com funções militares e cívicas e a partir da segunda metade do séc. XIX com funções administrativas, com a instalação dos Paços do Concelho no Convento dos Congregados.

Hoje em dia o Rossio constitui uma grande praça com diversas funções para a cidade, destacando-se um dos mais importantes mercados tradicionais do Alentejo, todos os sábados de manhã. É ainda utilizado como um grande estacionamento e espaço de feiras diárias e semanais.
 

Artigos Relacionados

« Voltar