Notícias

2022-08-03

Comida para a praia. Que tal o ovo cozido em vez da bola de Berlim?

 
A nutricionista Mariana Gouveia dá a conhecer algumas sugestões para os desejados dias de 'dolce fare niente' junto ao mar

   Além do húmus de beterraba, da fruta e dos frutos secos, a especialista da Farmodiética dá uma outra sugestão… e bem rápida de preparar: ovo cozido. «O ovo é um alimento rico em proteína de alto valor biológico. Por isso, fornece todos os aminoácidos essenciais necessários para a formação de massa muscular», começa por explicar a nutricionista.

   Trata-se de um alimento de origem animal «rico também em luteína e zeaxantinas, importantes na prevenção da saúde ocular, vitamina E, B12 e D e rico em minerais como ferro, magnésio, cálcio e zinco», salienta.

   Para além disso e contrariamente ao que se pensava, continua, o ovo cozido «ajuda a controlar o colesterol e os triglicéridos pela presença de lecitina na gema que dificulta absorção de colesterol no intestino. A clara é rica em albumina, uma proteína que confere sensação de saciedade». Tudo isto faz do ovo um bom snack para quem quer controlar o peso».

   Seja a meio da manhã ou depois de vários mergulhos à tarde, ao consumir o ovo na praia, irá manter-se saciado por mais tempo. Será meio caminho andado para resistir às bolas de Berlim que teimam em captar a nossa atenção.

   Para fazer do ovo cozido um snack de praia, nada como prepará-lo na noite anterior. Só tem de o deixar arrefecer e guardar no frigorífico. Depois, coloque-o num recipiente de vidro, dentro de uma lancheira com cuvetes de gelo. Assim garante que se mantém sempre fresco e não corre o risco de estragar devido ao calor.
 

Artigos Relacionados

« Voltar