Notícias

2023-01-03

Como a chuva em Espanha deixou Alqueva a dois metros da cota máxima

A barragem de Alqueva já armazenou mil milhões de metros cúbicos com a chuva que caiu no mês de Dezembro, segundo avançou a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA). As fortes chuvadas na vizinha Espanha têm contribuído para a recuperação do grande lago artificial da Europa, à boleia das escorrências dos últimos dias   

   A gestora do empreendimento revelou que a albufeira atingiu a cota 149,80 metros, estando a pouco mais de dois metros daquele que poderá ser o quinto enchimento total. O volume de água chegou aos 3580 hm3, o que corresponde a 87% da capacidade de armazenamento total da barragem. Para que estes níveis fossem alcançados muito contribuíram as fortes chuvas que caíram na região da Estremadura espanhola entre a noite e a madrugada de 12 e 13 de Dezembro. 

   A intensa precipitação possibilitou um enchimento de mais de dois metros, uma vez que a principal entrada de água na barragem de Alqueva é o Açude de Badajoz, localizado a norte de Elvas e controlado pela Confederação Hidrográfica do Guadiana, sediada naquela cidade espanhola.

   A água chegou a Alqueva a partir de três pequenas barragens do lado de lá da fronteira que já abriram comportas, enquanto as grandes barragens espanholas ainda têm capacidade para continuar a armazenar água, mas, sobretudo, devido às escorrências provocadas pelas chuvas para a bacia do rio Guadiana.

   Os valores actuais de armazenamento superam os que chegaram a ser alcançados a 9 de Fevereiro de 2021, quando a albufeira estava à cota de 148,27 metros, com 79,73% da sua capacidade máxima, mas cujo enchimento não se verificou. Desde o dia 1 de Dezembro a albufeira subiu 5,32 metros e encaixou mil hm3 de água. O nível de pleno armazenamento da barragem é de 4150 hm3, à cota máxima de 152 metros.
 
 FOTO: Ken Welsh/UCG Universal Images Group via Getty Images

Artigos Relacionados

« Voltar