Notícias

2023-02-14

Como é que o zambujeiro chega a oliveira? E quanto tempo demora a dar azeitona? 

 
Fomos ao Alandroal saber a resposta para ambas as questões, à «boleia» da experiência de Manuel Nabais, que trabalha há vários anos nos jardins do Município

TEXTO | Roberto Dores
 
   Manuel Nabais surge na foto ao lado de vários exemplares de jovens zambujeiros e não de oliveiras, como pode parecer à primeira vista. Explica ao Sul Ibérico que só depois de ser enxertado é que o zambujeiro vai começar a evoluir para oliveira.

   «Escolhemos a qualidade de azeitona que queremos e fazemos o enxerto. A maioria das pessoas opta pela azeitona galega, que é a melhor para o azeite», explica-nos, acrescentando que as oliveiras já feitas que são vendidas «têm o enxerto na parte inferior da árvore».

   E ao fim de quanto tempo é que a árvore dará azeitona?  O zambujeiro vai dando algum fruto mais cedo, não passando de pequenas azeitonas bravas, quase do tamanho de um caroço. Para que se colham as verdadeiras azeitonas, habilitadas à produção do célebre azeite alentejano, «será preciso esperar, pelo menos, dez anos», refere Manuel Nabais.

   Detalhe curioso a reter. «Às vezes vemos zambujeiros a crescerem em torres de igrejas e telhados, por exemplo», diz, justificando que são as aves que transportam estas pequenas azeitonas para lá e elas acabam por germinar. «Mas são sempre zambujeiros e nunca oliveiras. Já se forem enxertadas...»

   Manuel Nabais falava ao Sul Ibérico durante a campanha de oferta de árvores promovida pelo Alandroal, onde mais de 40 pessoas levaram centenas de exemplares de várias espécies autóctones para plantarem nos quintais das suas casas.
 

Artigos Relacionados

« Voltar