Notícias

2022-10-10

Como se faz uma queimada? Cuidado com os incêndios

 
Está a pensar em fazer uma queimada? Deve saber que todos os cuidados são poucos e que é preciso seguir algumas regras de segurança. A altura do amontoado dos sobrantes, por exemplo, não deve ultrapassar o metro e trinta. É fundamental ter água à mão, mas não só
 

   A campanha de sensibilização para os cuidados a ter com queimas e queimadas está a percorrer o concelho do Alandroal por estes dias, numa iniciativa da autarquia que tem em linha de conta a época crítica de Outono. 
 
 
   Esta manhã o encontro teve lugar na Mina do Bugalho, onde o tractor começou por fazer o aceiro à volta dos sobrantes, antes de ser puxado fogo. Cinco minutos bastaram para que o amontoado de ramos fosse reduzido a cinzas.
 

   O comandante dos Bombeiros do Alandroal, João Pais, sublinhou que nesta zona a idade média da população é elevada, pelo que é ainda mais necessário alertar para os passos a dar em nome da segurança à hora de fazer queimadas. «É muito diferente do que era antigamente», ressalvou, alertando para o risco de um erro poder «trazer problemas».
   
   Já o presidente da União de Freguesias do Alandroal, Manuel Fialho, relembrou que por aqui a população tem «terrenos», o que leva a fazer cortes e a ter os respectivos sobrantes. «Muitas vezes os incêndios acontecem por falta de conhecimento na hora de fazer as queimas».
   
   Esta terça-feira terá lugar uma queimada em Cabeça de Carneiro.
 

Artigos Relacionados

« Voltar