Notícias

2023-02-05

Como se planta uma alfarrobeira? E o que são árvores incógnitas?

 
Porque terá Francisca Santos escolhido dez jovens alfarrobeiras para plantar no seu terreno em Ferreira de Capelins? «Porque é uma espécie resistente ao calor e à seca. Nós estamos numa zona desprovida de árvores e a alfarrobeira é a ideal para responder à falta de água», justifica. Já explicará como se planta

TEXTO | Roberto Dores

Francisca Santos explica que a preferência pela alfarrobeira se prende com a capacidade desta árvore em se adaptar ao tempo seco
   
   Estamos em plena Praça da República do Alandroal, onde a manhã de sábado é dedicada à oferta de árvores a mais de 40 pessoas. Uma acção inserida no projecto Além Risco que procura garantir sombras no futuro contra as ondas de calor. Mas também por ali se aprendem técnicas de plantação. 

   Voltemos a Francisca Santos e às suas novas dez alfarrobeiras. «É feito um buraco de meio metro, onde pomos estrume das ovelhas. Depois deitamos uma camada de terra sobre o estrume para não queimar a raiz», acrescenta. Ou seja, o contacto directo da raiz com o estrume deitaria tudo a perder. Depois é começar a crescer para vida. Poderá demorar uns dez anos até ser uma árvore com três a quatro metros.

Luísa Valente leva para casa três árvores incógnitas. Darão fruto dentro de uns anos

   Luísa Valente também leva quatro alfarrobeiras, a pensar que um dia há-de fazer farinha e bolos de alfarroba. Contam-se ainda dois loureiros e três «árvores incógnitas». Árvores incógnitas? «Sim. São árvores que não têm folha e não sabemos o que serão. Devem ser de árvores de frutos, pereiras ou macieiras. Olhe, o que vier é bem-vindo que tenho espaço para isto tudo no quintal», assumiu.

   Na banca improvisada a procura de árvores - todas autóctones - decorre animada e até os eleitos municipais não perdem a oportunidade de levar um exemplar para casa. O presidente do Município, João Maria Grilo, também «alinhou» pela alfarrobeira, enquanto aplaudia a adesão ao projecto manifestada pela população do concelho.
 
Para o autarca do Alandroal, João Maria Grilo, a população está cada vez sensibilizada para as questões ambientais 

   «As pessoas percebem a importância disto, porque têm sido desafiadas. Tem sido um trabalho contínuo, onde se vai ganhando pessoas aos poucos e sensibilizando e a entrega de árvores já se enraizou. Depois também é fácil participar», destacava o autarca, puxando pelo desígnio do Alandroal ir espalhando mais árvores garantindo um «espaço global mais verde».

   João Maria Grilo concluía que esta acção representa como «não é preciso ser-se um ambientalista federado para dar o contributo na correcção dos problemas que temos neste momento. Basta as pessoas envolverem-se.»
 

Artigos Relacionados

« Voltar