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2023-04-06

Condutor com álcool fica com carro bloqueado. Sistema é testado em Portugal

 
O mecanismo impede que o carro arranque, caso o condutor esteja alcoolizado. Pré-instalação é obrigatória nos novos carros
 
   A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a avaliar um sistema que permite controlar automaticamente os níveis de álcool no sangue dos condutores e, caso seja detectada uma infracção, impedir que o veículo circule. 

   A notícia é avançada pelo JN, dando conta que vários países europeus já têm um «alcohol-lock» em programas de reabilitação, mas Portugal continua sem qualquer projecto. Há inclusive uma directiva europeia que exige que os novos veículos tenham uma pré-instalação de alcoolímetro. 

   Os dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2022 mostram um aumento dos crimes de condução sob o efeito de álcool, face a anos anteriores, incluindo o período pré-pandemia.

   «É muito parecido com o vulgar teste do balão. A única diferença é que este instrumento está ligado à electrónica do veículo e permite ou não colocá-lo em marcha», explica Rui Ribeiro citado pelo JN. 

   O presidente da ANSR aponta que o «alcohol-lock», o nome do mecanismo, tem tido «muita popularidade na Europa». «Ouvimos a realidade de outros países e estamos a transpor para a realidade nacional: como poderia ser enquadrado no nosso ordenamento jurídico e no Código da Estrada». O país, diz, nunca teve qualquer experiência sobre o assunto, ao contrário dos congéneres europeus.

   A 6 de Julho de 2022 entrou em vigor uma directiva europeia que obriga os Estados-membros a ter uma pré-instalação de alcoolímetro bloqueador de ignição nos novos modelos de veículos lançados na União Europeia (UE). Os modelos em comercialização têm um período de adaptação de dois anos, até 7 de Julho de 2024.

   Em vários países, o instrumento tem sido dirigido a condutores infractores e a grupos específicos, como motoristas de táxi, de transporte escolar ou público. Alguns estudos mostram que o "alcohol-lock" é 45% a 90% mais eficaz do que outros sistemas de prevenção. Caso o condutor tenha uma taxa de álcool no sangue superior ao definido por lei, o carro não arranca.
 

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