Notícias

2023-02-08

Confunde alhos com bugalhos? Perceba aqui a diferença

 
Em todas as conversas convém «não confundir alhos com bugalhos». Isto é, não colocar em plano de igualdade coisas diferentes, mesmo que tenham ligeiras semelhanças

   Os bugalhos constituem galhas. São formações que ocorrem nas plantas, por acção de insectos, quando picam ramos, folhas, gemas ou rebentos (até nas cerealíferas), para aí depositarem ovos.

   Também pode ser a reacção ou ao ataque de fungos, bactérias ou nemátodos. As plantas reagem formando essas estruturas muitas vezes arredondadas, onde se desenvolvem as larvas.

   Podemos encontrar bugalhos em muitas plantas, como por exemplo os carvalhos e os castanheiros. «Os carvalhos são particularmente sensíveis à formação de bugalhos, sendo os mais comuns causados por insectos himenópteros (do grupo das abelhas, vespas e formigas)», explica Maria João Horta Parreira, da associação Plantar uma Árvore. As interacções entre as plantas e os insectos sempre ocorreram de um modo natural e espontâneo.

   E quanto ao alho? Não tem nada a ver com bugalho. O alho é da família das Liláceas. Uma planta cujas divisões do seu bolbo – os chamados dentes – contribuem no condimento das refeições.

Artigos Relacionados

« Voltar