Notícias

2023-06-29

Controlo ao transporte de produtos agrícolas aperta na fronteira

É uma medida que visa combater a criminalidade transfronteiriça. A GNR vai intensificar as acções de controlo e fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em coordenação com a Guarda Civil espanhola, segundo avança aquela força policial

   A Operação Campo Seguro 2023 já está no terreno, com o reforço de acções de fiscalização nas explorações agrícolas, cujo objectivo principal é combater o tráfico de seres humanos.

   A campanha, que decorre até ao final do ano, visa reforçar o patrulhamento e a fiscalização das zonas agrícolas, mas também sensibilizar a população para a problemática da exploração laboral.
 

   O major Hernâni Martins, da divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR, explica que é necessário estar atento a «locais onde existam comunidades ou se verifiquem um maior número de comunidades imigrantes». Acrescenta que há a identificação de locais onde existem comunidades que são itinerantes e que vão aparecendo em determinadas zonas agrícolas e florestais para a apanha de determinado tipo de fruta.

   Hernâni Martins pede assim especial atenção para os locais onde «haja transformação de qualquer matéria-prima», destacando ao mesmo tempo que é essencial apurar a nacionalidade das pessoas que trabalham nestas explorações, a fim de perceber se estas estarão «legais no país ou não».

Artigos Relacionados

« Voltar