Notícias

2023-07-13

Costuma comer tremoços? Faz muito bem, porque é só vantagens

 
A recomendação parte da própria Direcção-Geral da Saúde (DGS). E não se preocupe porque não se trata de nenhuma restrição. Bem pelo contrário. Diz aquele organismo que devemos consumir mais tremoços
 
   Os dias de calor convidam-nos a uma cerveja, confortavelmente sentados numa esplanada, tendo por perto um pires com a dita leguminosa amarela, assegurando os nutricionistas que 100 gramas contêm apenas 119 calorias. Cada tremoço exibe uma média de 2,3 calorias, além de conter também o maior teor de proteína entre as leguminosas, com um total de 16,4 gramas.

   Os especialistas registam ainda que os tremoços apresentam um baixo nível de hidratos de carbono, contendo, na mesma porção, 9,8 gramas, considerando serem adequados a qualquer regime alimentar.

   Mais. O tremoço não é apenas uma boa fonte de proteína vegetal. Entre os seus nutrientes encontra-se ainda a fibra (três gramas por cada 100), tornando-se assim numa boa proposta para os diabéticos. Faz com que haja menos absorção de hidratos, que são absorvidos mais lentamente, ao contrário do que acontece, por exemplo, com o açúcar simples. Ou seja, evita os picos de glicemia no sangue, algo muito importante para pessoas com diabetes.

   O elevado teor de fibra também faz com que os tremoços sejam “altamente saciantes”. Na verdade, se comer dois punhados, a fome quase desaparece. Os nutricionistas recomendam que os coma a meio da tarde, por volta das 17.00 ou 18.00 horas, porque ajudam a evitar aqueles petiscos que às vezes fazemos antes do jantar, ou as idas à pastelaria.
 

Artigos Relacionados

« Voltar