Notícias

2024-03-23

Curou a bronquite a caminhar pelo campo. Hoje foi a Évora Monte

 
Armandino Crames, 81 anos. Correu maratonas, meias-maratonas e outras distâncias menos generosas. Mas foi a descoberta da «orientação» que lhe reduziu as crises de falta de ar, tosse, chiado no peito e dificuldade respiratória. Os principais sintomas de bronquite asmática. Assegura que é a resposta do organismo ao contacto com a natureza

TEXTO | Roberto Dores
 
   O atleta do Porto que veste a camisola do Estarreja está a participar este fim-de-semana no Troféu de Orientação - Taça de Portugal, que junta cerca de 450 desportistas em Évora Monte (concelho de Estremoz, assumindo que depois de uma vida repleta de atletismo foi a orientação que o «prendeu» desde os 40 anos. 

   «Andar pelos montes, no meio da natureza mais pura à procura dos caminhos é um exercício fantástico. Respirar tudo isto ajudou-me muito a reduzir a bronquite asmática», afirma, revelando que vai tentar manter-se em boa forma física, «pelo menos, até aos 85 anos».

   Este sábado percorreu 2,5 quilómetros de sobe e desce por terrenos de Évora Monte, classificando a paisagem alentejana de «lindíssima», mas «exigente» à hora de estudar o percurso. «É preciso conhecer os buracos, as pedras , as árvores. O atletismo é só correr, mas aqui há que ter força física e mental, para conseguirmos perceber os trajectos», explica este sénior.

   A modalidade tem assumido ascensão nos últimos anos em Portugal, como destaca João Real, do Clube de Orientação do Alto Alentejo. Começou nos países nórdicos, mas está implementada por cá. Além de trazer gente e todo o país, também reúne «atletas espanhóis, franceses e suecos», relevou o mesmo responsável
 
   Fica a saber-se que o percurso de Évora Monte acaba por ter menos quilómetros por exibir um relevo elevado pela ruralidade que rodeia a freguesia. 

   «A modalidade de orientação não é consoante os quilómetros, mas consoante o tempo», explica, sendo nesse sentido que todos os atletas levam o chip no dedo, em função do escalão em que estão integrados. Pode mesmo dizer-se que há participantes dos 8 aos 80. Há os menos ambiciosos que percorrem três a quatro quilómetros, mas também há a elite, que pode chegar aos dez. O mapa do percurso só pode ser visto quando o tempo começa a contar para a prova. 

Artigos Relacionados

« Voltar