Notícias

2023-10-23

Desconfie do azeite barato e vendido sem rótulo. Há burlas na Internet

  
O alerta parte de Luís Mira, secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), para quem os garrafões de azeite  que estão à venda sem rótulo na Internet, dificilmente são de qualidade. «Não façam esse tipo de compras, porque estão a ser enganados», assegura o dirigente citado pelo JN, avançando que esta estrutura de agricultores vai criar um email para os associados denunciarem ilegalidades
 
   O sector avisa que está a ser vendido azeite a preços mais baixos, quando comparado com os produtos vendidos em qualquer loja ou supermercado, associando esta fraude à escassez e ao aumento do preço do azeite.

   Há plataformas digitais onde a venda ilegal de garrafões sem rótulo se está a multiplicar, havendo também já vários relatos de furtos nos campos do Alentejo, tratando-se de um fenómeno que tem levado a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a estar atenta e manter-se no terreno.

   Numa plataforma de comércio electrónico é possível encontrar vários garrafões de azeite a serem vendidos sem rótulos e a indicação de quem os produz. Há embalagens de cinco litros de “azeite caseiro” com “baixa acidez” a custar pouco mais de 17 euros, com os vendedores a garantir “entrega gratuita em casa”. 

FOTO | © Steve Buissinne/Pixabay (arquivo)

Artigos Relacionados

« Voltar