Notícias

2022-09-02

Dormir numa casa que serviu petiscos ao Rei? Espreite esta proposta no Alandroal

Os desenhos de caçadas nas paredes do primeiro andar levaram Licínia Ramalho a investigar. Contactou pessoas de alguma idade, consultou blogues e retirou mais informações. Apurou que, muito provavelmente, estaria na presença de uma casa de petiscos do Rei

   «O Rei estava muito em Vila Viçosa mas tinha algumas casas de petiscos quando vinha fazer as caçadas», refere, admitindo que não tem nenhum documento que o prove. «Fui até ao último registo que havia na Conservatória. De 1802 para trás não há mais nada», justifica.


   A história do novo alojamento do Alandroal prossegue mais adiante, quando viria a funcionar como posto da GNR. Os proprietários guardaram as duas portadas, que estão expostas à entrada da recepção.


   Mas entre as curiosidades lá surge o tradicional jogo do alquerque. Licínia deparou-se com uma pedra diferente de todas as outras. Seria encontrada à boleia das demolições. «Reparei que tinha umas covinhas e percebi que era uma coisa interessante», relata. Viria a confirmar que se tratava de um tabuleiro de alquerque 12, com a ajuda do historiador Lobato Faria. Aproveitou a pedra para fazer o assento de um banco no jardim.  


   C’alma D’Alentejo é uma unidade de Turismo de Habitação com dez quartos duplos e quatro apartamentos, possuindo uma ampla área exterior dotada de piscina e várias zonas de estar.


   O presidente da Câmara, João Maria Grilo, congratulava-se com o novo alojamento, justificando que «numa vila como o Alandroal qualquer novo projecto representa um impulso», sublinhou durante a inauguração, aplaudindo a «qualidade, dimensão e dinâmica» da unidade hoteleira, que já começou a aceitar reservas.


   «Estamos todos muito satisfeitos por isso», resumiu o autarca, enquanto o representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, João Cavaleiro Ferreira, destacava o detalhe da «sustentabilidade do projecto», sublinhando que esta unidade se pode adaptar a «curtas estadias».

Artigos Relacionados

« Voltar