Notícias

2023-02-06

Duas toneladas de trigo do Alentejo fazem hóstias da Jornada Mundial da Juventude

 
O trigo, com um valor superior aos mil euros, já foi transformado em tonelada e meia de farinha por uma empresa de moagem, segundo avançou o Expresso

   A realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa vai muito para lá do polémico palco. Traduz uma operação gigantesca em termos organizativos, para garantir todas as infra-estruturas necessárias à realização do evento, bem como dos eventos associados. Aqui se incluem celebrações e missas, para as quais serão necessárias «milhões de hóstias», que vão ser feitas com recurso a trigo alentejano.

   Conta o Expresso que as duas toneladas de trigo foram doadas pela Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), cujo presidente José Palha, revelou ter a oferta, em termos de valor, ficado «pouco acima dos mil euros», pelo que considera «muito relevante» a colaboração da associação com o evento, que, segundo a organização, será o maior evento de sempre em Portugal.

   Já a moagem do trigo para farinha ficou a cargo da Germen — Moagem de Cereais, enquanto que o produto final vai ser utilizado para a confecção das hóstias, que depois serão consagradas e distribuídas durante a Comunhão, nas várias missas e cerimónias religiosas a serem celebradas durante os seis dias (de 1 a 6 de Agosto) da JMJ.

   A tonelada e meia de farinha que resultou da transformação das duas toneladas de trigo, está a ser entregue de forma faseada às Irmãs Clarissas do Mosteiro Imaculado Coração de Maria, em Lisboa, que estão encarregues de produzir as hóstias. Não receberam logo todo o carregamento porque não teriam capacidade para armazenar essa quantidade.

O que é a JMJ?
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. 
Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja. 
Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.  
Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo. 

O que acontece?
Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões…) e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe. Os pontos altos são as celebrações (actos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.


Dias nas dioceses
“Dias nas dioceses” é um encontro que antecede a semana da JMJ e que consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais, nas várias dioceses do país e, nalguns casos, nas dioceses de países vizinhos. Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da JMJ, em instalações públicas, paroquiais ou em casas de famílias. Na JMJ Lisboa 2023, a pré-jornada terá lugar de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas.
 
 

Artigos Relacionados

« Voltar