Notícias

2022-11-29

É FRAUDE. Clientes da EDP Comercial notificados para pagarem dívidas que não existem

 
Fonte da empresa explica que o nome da EDP Comercial «é utilizado indevidamente para tentar que os clientes da empresa paguem alegadas dívidas que, na verdade, não têm»

   A EDP Comercial está a alertar esta manhã que as tentativas de fraude a clientes, em que o nome da empresa é usado para cobrar dívidas inexistentes, aumentaram mais de 230% em Outubro, face à média dos meses anteriores.

   «No último mês, o número de casos de fraudes (ou tentativas) a clientes da EDPC disparou mais de 230%, face à média dos meses anteriores», segundo fonte oficial da empresa citada pela Agência Lusa, a quem foram reportados cerca de 200 casos em Outubro, face a 120 registados no total do primeiro semestre.

   Já no Portal da Queixa foram identificadas mais de mil reclamações relativamente a tentativas de fraude onde «é utilizado indevidamente o nome da EDP Comercial para tentar que os clientes da empresa paguem alegadas dívidas que, na verdade, não têm», explicou a mesma fonte.

   A empresa acrescenta que estas tentativas de fraude se têm sofisticado, quer pela adulteração de facturas em papel, quer pelo ajuste do texto das mensagens de telemóvel (SMS). Mais recentemente também conseguiram mascarar o nome de quem envia aquele SMS para, alegadamente, parecer da EDP

   Já relativamente às facturas em papel, têm sido detectados casos em que há envelopes desviados e abertos, adicionando-se uma última página na factura, com uma alegada dívida e uma referência multibanco para pagamento.

   Para evitar ser vítima de fraude, a empresa aconselha os clientes a que verifiquem a veracidade da informação recebida, confirmando se a entidade enviada nos dados para pagamento é utilizada pela empresa.

   Já no que diz respeito aos SMS, foram detectados vários números diferentes a praticar esta ilegalidade, sendo possível que, em alguns aparelhos, os números surjam com o nome EDP Comercial.

   A empresa alertou também que as entidades de pagamento que utiliza são 20174 ou 23013, para clientes residenciais, e 12223 e 21196, para clientes empresariais.
 

Artigos Relacionados

« Voltar