Notícias

2023-03-11

É o último grito do peixe do rio: Rissóis de lúcio perca é no Alvalade XXI

 
A revelação coincidiu com a Rota do Petisco que este sábado percorreu o concelho do Alandroal. Sobre a mesa que esperava pela comitiva em Montejuntos estavam dois pratos com rissóis de lúcio perca, como anunciava a etiqueta. O risco foi assumido por Margarida Balancé, do snack-bar Alvalade XXI. O sucesso teve tradução na rapidez com que os comensais fizeram desaparecer todos os exemplares. E após o reforço de outros dois pratos 
 
TEXTO l Roberto Dores


 
   «A minha irmã Ana faz vários tipos de rissóis. Desta vez pedi-lhe estes de lúcio perca para vermos o que dava. Provámos e gostámos. Parece que as pessoas também e estou muito contente com isso», comentava. 

   Margarida Balancé admitia que o poejo empresta o «sabor suave» que marca a diferença nestes rissóis, que traduzem a descoberta de mais uma iguaria relacionada com peixe do rio. «Vão muito bem à mesa como petisco ou entrada», assegurou, enquanto o presidente da autarquia, João Maria Grilo, admitiu que os novos pratos são os «efeitos colaterais» das dinâmicas do peixe. 


 
   «A promoção chega às pessoas e cada um vai inovando. Não só os principais restaurantes, porque esta tendência propagou-se ao território. É um sinal interessante», defendeu João Maria Grilo, admitindo que o Alandroal tem aqui um nicho de mercado para explorar «através da valorização de um produto endógeno, que tem a capacidade de agregar vontades», sublinhou o autarca.

   Lá fora a festa fazia-se de música tradicional alentejana, embalada por quatro acordeões. A missão em Montejuntos estava cumprida e a comitiva seguia rumo à próxima paragem. Para trás ficava Juromenha, Rosário e Ferreira de Capelins, numa  jornada de intercâmbio de experiências e conhecimentos, que um dia destes será alvo de uma publicação documental para que as memórias possam caminhar até ao futuro.

Artigos Relacionados

« Voltar